A pandemia do novo coronavírus completou um ano no Brasil, assim como a prioridade para o home office em diversas empresas e segmentos. Porém, em casa, as preocupações devem ir muito além do ambiente físico para a realização do trabalho e da vestimenta mais adequada. A segurança digital precisa ser o principal foco dos colaboradores, para garantir a proteção dos dados da empresa, onde quer que sejam acessados.
Segundo a MI Consult IT, empresa especializada em field service na área de tecnologia da informação, a segurança da informação no home office é, em primeiro lugar, uma responsabilidade da empresa. “A organização tem o dever de abordar sua política de home office junto ao time, inclusive contemplando os protocolos internos quanto ao manuseio de dados da empresa. Também é seu dever orientar e capacitar os colaboradores quanto às medidas de segurança que devem ter incluídas na rotina de trabalho para que se reduzam os riscos de perda e roubo de dados”, explica Anderson Vidal, CEO da empresa.
Alguns dos principais pontos da segurança digital no home office são elencados pelo especialista abaixo:
– Backups: devem ser realizados constantemente, a fim de salvar, de forma integral, as informações e dados utilizados e produzidos pelo profissional. Como um método de prevenção à perda de dados, o backup permite salvar as informações em nuvem, com segurança e facilidade de acesso;
– Atualização de sistemas e aplicativos: todos os programas utilizados com frequência pelo funcionário devem rodar nas versões mais recentes, a fim de se evitar o vazamento de dados. Sempre que os aplicativos solicitarem atualização, é importante realizá-la o mais rápido possível.
– Senhas: optar pelo uso das chamadas “senhas fortes” pode proteger os dados na rede doméstica, que é considerada mais vulnerável que a empresarial. Sempre que possível, a verificação em duas etapas também deve ser ativada, a fim de aumentar a dificuldade de acesso, solicitando dados adicionais para log in;
– SPAM ou phishing: é importante sempre desconfiar de mensagens incomuns ou não tradicionais. E-mails com anexos suspeitos não devem ser abertos, assim como mensagens de pessoas desconhecidas.
“Acreditamos que o home office veio para ficar e para modernizar a forma como muitos brasileiros trabalham. Mas para que tenhamos apenas vantagens para enumerar, como o aumento da produtividade, é preciso implementar protocolos de segurança digital no home office, de forma ágil”, conclui Vidal.