Segurança do trabalho

Segurança no trabalho: empresa multinacional sueca cria um dia para conscientização

A Atlas Copco instituiu há cinco anos o Safety Day, um dia dedicado para ações que promovem a segurança e o bem-estar de seus colaboradores

Pelo quinto ano consecutivo, a Atlas Copco, empresa em soluções de sustentabilidade, promove para seus funcionários em todo mundo ações de conscientização para o Dia da Segurança e Saúde no Trabalho. Dia 29 de abril foi o Safety Day, um dia dedicado a ações que enfatizam a importância da segurança no ambiente de trabalho, assim como reforçam a cultura de segurança e saúde do Grupo. O objetivo é criar a possibilidade de discutir abertamente questões de segurança e como as condições de trabalho podem ser melhoradas para todos os funcionários.

Cada área de negócios da empresa teve a liberdade de organizar suas ações a partir de enfoques específicos. “Esse modo de conduzir o evento foi a maneira que encontramos para assegurar que as atividades atendam as demandas específicas de cada área”, explica Márcio Silva, supervisor de SHEQ na Atlas Copco. “É uma oportunidade para uma interação diferenciada entre funcionários, onde eles podem discutir questões importantes e de impacto direto no dia-a-dia da empresa.”

A área de Compressor Technique investiu no tema “Todos Contra Acidentes”, por meio de intervenções teatrais, que esclareceram de maneira lúdica como pequenas ações podem evitar que riscos se tornem acidentes. Nesse ano, a área também colocou em prática uma nova medição de indicadores de segurança. “Além de acidentes, passamos a reportar também situações de ‘quase-acidente’, que são ocorrências que não resultaram em vítimas, mas tinham potencial”, conta Carlos Ribeiro, gerente de qualidade, segurança e meio ambiente Atlas Copco. “Este é um grande desafio, pois as informações devem chegar à área de segurança mesmo que não tenhamos alguém ferido.”

Já a proteção contra o câncer de pele e a utilização de EPIs domésticos foram os focos da área de Power Technique, que nos anos anteriores já haviam abordado temas como o manuseio de produtos químicos e comportamentos seguros. E as áreas de SHEQ e RH, a partir de sugestões do grupo, investiram em atividades que promovessem a conscientização sobre a inclusão social no ambiente profissional.

“O Safety Day é um dos nossos eventos internos de maior sucesso. Desde sua implementação, pudemos notar uma mudança significativa de comportamentos entre funcionários e colaboradores – o que é uma vantagem tanto para nossos empregados individualmente quanto para empresa como um todo”, finaliza Márcio.

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios