O setor de viagens foi um dos primeiros a suspender suas atividades diante da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Além disso, por conta de diversos fatores, esse setor acaba sendo reconhecido como uma atividade de risco. Sendo assim, as viagens serão um dos últimos setores a serem retomados no pós-pandemia.
Isso pode afetar consideravelmente as empresas que possuem negócios internacionais que, mesmo com a utilização do teletrabalho e o uso de videoconferência para vencer os desafios da pandemia, quando tudo voltar ao que era antes, poderá surpreender-se com as mudanças no setor de seguro viagem para os seus funcionários.
Será necessário que as empresas que utilizam esses serviços, bem como as próprias seguradoras que oferecem seguros viagem, mudem algumas diretrizes e tenham que se reinventar para a nova realidade de um mundo pós-pandemia. As buscas, os pacotes e as ofertas irão aumentar, pois eles estão se tornando ainda mais essenciais do que antes.
Qual é a realidade atual do setor de seguro viagem?
A necessidade de investimentos de médio e longo prazo ou criação de novos produtos vem, na prática, em resposta à diminuição brusca das atividades das empresas. Portanto, a realidade atual do setor de seguro viagem é complicada.
Seguradoras que não recebem aportes de seus acionistas tiveram de fazer cortes nas equipes e nos salários, sofrendo grande impacto devido a paralisação das viagens internacionais. As empresas que necessitam que seus funcionários viajem constantemente também tiveram que suspender as atividades. Contudo, após a pandemia, elas poderão se beneficiar bastante do que está por vir.
O setor de seguro viagem promete aumentar consideravelmente porque, agora, mais do que nunca, percebe-se a importância de se contratar um seguro viagem, principalmente em destinos internacionais.
O poder na mão do consumidor
A grande aposta nesse momento é tentar prever para onde vai se encaminhar o mercado de ações das empresas de seguro e o que elas farão para se manter funcionando no pós-pandemia. Contudo, os dados já apontam que o poder de decisão estará nas mãos consumidor.
Portanto, uma vantagem desses tempos de incerteza é de que as empresas poderão contratar seguro viagem em pacotes mais baratos e com maior abrangência para os seus colaboradores.
As seguradoras estão sendo obrigadas a serem mais flexíveis para manterem os clientes. Assim, o poder de barganha do consumidor aumentou bastante em relação às empresas.
Seguro Viagem Pós-pandemia
O setor está tentando entender como essa nova realidade vai afetar a relação das pessoas com o seguro viagem. Antes, contratava-se pensando, principalmente, nos transtornos advindos de uma mala extraviada. Agora, pensamos mais nos serviços que precisaremos e em nosso bem-estar em tempos de pandemia.
Contudo, as seguradoras também terão que flexibilizar e fazer pacotes mais atrativos para outras empresas e/ou corporações que compram pacotes de seguro viagem em massa para os seus funcionários. Sendo assim, haverá uma disputa para se conseguir agradar os clientes.
As projeções são de um aumento nas contratações, que hoje giram em torno de 30% das viagens. Com a retomada do setor, após a quarentena global, as viagens serão mais escassas e o cuidado será maior, aumentando a importância do seguro viagem.
A cobertura dos seguros também pode se mostrar mais flexível em relação à cobertura. Para evitar as aglomerações de grandes hotéis, muitos vão optar pelo AirBnB, além de conseguir negociar direto com o proprietário e assim ter o poder da barganha. E, caso se sintam desamparados pelos seguros, vão preferir optar por outras empresas. Como dissemos, o poder de negociação parece migrar para as mãos dos clientes.
Novas Formas de Seguro Viagem
Muitas empresas que antes não cobririam os clientes em caso de epidemias, mudaram seus contratos para não perderem clientes. Os atendimentos médicos incluídos foram a base para essa mudança.
Uma novidade que já está sendo testada é o atendimento médico antes da viagem, através da telemedicina, um método complementar muito prático e acessível para o momento atual. Enfim, os benefícios serão muitos e as opções também, então, cabe às empresas escolherem os melhores pacotes de seguro viagem para os seus funcionários.
Com tantas novas opções de seguro, com uma maior variedade de preços e coberturas, faz com que seja necessária uma pesquisa ainda mais detalhada antes da contratação. Assim, entrar em contato com o assistente de viagens para auxiliar as empresas a encontrarem os melhores pacotes, acabará se tornando muito comum e útil.