Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Mundo RHMundo RHMundo RH
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Lendo: Seguros: o cliente no centro da estratégia
Entrar
Notificações Mostrar Mais
Font ResizerAa
Font ResizerAa
Mundo RHMundo RH
Pesquisar
  • Início
  • Mundo RH
    • Notícias
    • Opiniões
    • Publieditorial
    • Colunistas
    • Variedades
    • Artigos
  • Carreira
    • Vagas
    • Estágio e Trainee
    • Dança das cadeiras
    • Inclusão
    • Empreendedorismo
    • Educação Corporativa
    • Treinamentos
    • Benefícios
    • Comportamento
    • Eventos
  • Gestão
    • Soluções para RH
    • Negócios
    • Pesquisas
    • Influencer RH
    • Legislação trabalhista
    • Premiação
    • Podcasts
    • Entrevistas
  • Saúde
    • Qualidade de vida
    • Esportes
  • Tecnologia
Possui uma conta? Entrar
Siga-nos
2016 - 2023 © Mundo RH | Projetado por INformigados
Benefícios

Seguros: o cliente no centro da estratégia

Redação Mundo RH
Por Redação Mundo RH
12/12/2016
445 Views
12/12/2016

As seguradoras têm poucas oportunidades para encantar seus clientes

O contato com o segurado se inicia normalmente de forma indireta. Após a contratação, quando há alguma interação, ela ocorre na utilização de algum serviço oferecido na apólice ou em um sinistro. Será que é possível ampliar esses valiosos momentos?

As empresas têm apostado em iniciativas institucionais de forma a posicionar seu cliente como centro da estratégia, que demonstram o interesse delas em fornecer produtos ou serviços que atendam às necessidades atuais de seus clientes, podendo até os surpreender antecipando futuras demandas. A aplicação dessa disciplina de forma consistente multiplica os clientes satisfeitos, leais à marca, com potencial para adquirir novos produtos e fazer recomendações.

Mas, de forma geral, ainda é amplamente colocado pelos consumidores que o seguro é um “mal necessário”. Além disso, a qualidade de uma seguradora é normalmente percebida a partir da ocorrência de um sinistro. E quando ele não ocorre, a baixa interação entre segurado e seguradora torna mais difícil a fidelização do cliente. Para viabilizar uma maior interação entre seguradora e cliente, são necessárias soluções digitais para ampliar o escopo de serviços prestados pela seguradora, tornando-a verdadeira parceria na gestão de riscos que fazem parte do dia a dia dos seus clientes.

As soluções digitais são necessárias e esperadas pelos segurados. Segundo o Global Digital Insurance Benchmarking Report 2015 da Bain & Company, 79% dos consumidores dizem que usarão o canal digital para interagir com a sua seguradora nos próximos anos. Vejamos alguns exemplos de ações proativas facilitadas pelo canal digital. E se o nosso seguro saúde nos lembrasse, no momento correto, sobre a necessidade de realizar novamente os exames de rotina, aqueles que quase sempre esquecemos?

E se nossa previdência cuidasse do futuro de nossas famílias, aconselhando sobre formas simples de planejamento de longo prazo, dentro da realidade financeira atual, para melhorar a renda no momento da sua aposentadoria? O mesmo vale para planejar o futuro de cada um dos nossos filhos, auxiliando a entender o investimento necessário em educação.

O que esses exemplos têm em comum são jornadas digitais que antecipam as necessidades do cliente e que oferecem soluções simples e adequadas para atendê-lo. Elas são construídas com a utilização de metodologias de levantamento das necessidades sob a ótica do cliente e proposição de interações digitais que atendam o objetivo de melhorar a sua experiência. Resultado: o segurado tem experiências surpreendentes.As jornadas digitais que mantém o cliente no centro podem ser voltadas para temas como sinistros, endosso, renovação, contratação de novos seguros, entre outros. Oportunidades aqui são infinitas.

Há impactos positivos em processos, produtos, metodologias de trabalho, colaboradores e parceiros. O ponto principal é que a ótica do cliente é a mais importante, sendo ela a direcionadora de todas as ações da empresa viabilizadas por meio do canal digital. É imprescindível contar com equipes multidisciplinares, com profundo conhecimento em metodologias que estimulam o desenvolvimento de soluções a partir da ótica do cliente, como o Design Thinking. A boa notícia para tudo isso é que, atualmente, a tecnologia já se desenvolveu o suficiente para colocar em prática essas jornadas digitais.

Variações da estratégia podem eleger corretores, peritos, prestadores de serviços, oficinas e clínicas médicas como o centro das atenções. E cada um desses relacionamentos poderá se traduzir em jornadas digitais. Assim, aumentamos os públicos que se surpreenderão com essas novas experiências.

*Soraya Suzuki Tanikawa é gerente de contas sênior da GFT, companhia de Tecnologia da Informação especializada em Digital para o setor financeiro

Foto: Pixabay

 

RH da ePharma cria ações para cuidar do bem-estar de funcionários na pandemia
Plano odontológico, qual importância desse benefício para a empresa?
4 benefícios da contratação do vale-refeição para empresas
3 dicas para se destacar no processo de atração de talentos
Nutrição e trabalho: relação estável?
TAGS:SEGUROS
Compartilhe este Post
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Imprimir
Qual foi sua reação ao artigo?
Amei0
Engraçado0
Feliz0
Triste0
Envergonhado0
Surpreso0
PorRedação Mundo RH
Siga:
O Mundo RH é um portal online que oferece um conteúdo completo e rico para profissionais de Recursos Humanos. Nós oferecemos informação e conhecimento através de artigos escritos por nossa equipe de redação altamente capacitada. Além disso, oferecemos ainda downloads úteis e espaço para opiniões de colunistas voluntários e um local para comentários de nossos leitores. O Mundo RH é também um lugar para encontrar as últimas notícias e notícias de hoje no mundo da gestão de Recursos Humanos e empresas. Nós também oferecemos consultoria, cursos e uma ampla seleção de vagas de emprego/trabalho. Nós valorizamos a interatividade com nossos leitores e acreditamos que compartilhando informação e conhecimento, podemos ajudar a melhorar a área de Recursos Humanos em todo o Brasil. Junte-se a nós no Mundo RH e fique por dentro do que está acontecendo no mundo de Recursos Humanos
Artigo Anterior A influência do RH na saúde corporativa
Próximo Artigo Startups receberão investimentos na Fitic
Ad imageAd image

Siga-nos

FacebookGostei
XSeguir
InstagramSeguir
YouTubeInscrever

Posts Recentes

Desenvolver líderes de líderes: o novo imperativo da alta gestão
Educação Corporativa
20/05/2025
O poder de reconectar times em tempos de transformação
Opiniões
20/05/2025
5 empresas que não esperam o futuro: elas estão formando os profissionais que vão liderá-lo
Gestão
20/05/2025
Sua empresa investe em benefícios, mas será que entrega saúde de verdade?
Benefícios
20/05/2025
Ad imageAd image

Leia Também

Sodexo Benefícios e Incentivos é agora Pluxee

16/06/2023
BenefíciosPublieditorial

Vote na ALELO para o Top of Mind de RH e reforce a inovação em benefícios flexíveis

23/09/2024
Benefícios

10 dicas valiosas do Mundo RH sobre benefícios corporativos que todo gestor deve conhecer

17/04/2024
BenefíciosQualidade de vidaSoluções para RH

A eficiência do RH na oferta de pacotes de benefícios flexíveis

29/09/2024

Mundo RHMundo RH
Siga-nos
2016 - 2025 © Mundo RH | Projetado por INformigados
  • Blog
  • Sobre
  • Contato
  • Anuncie
Bem-vindo de volta!

Entre na sua conta!

Username or Email Address
Password

Perdeu sua senha?

Not a member? Sign Up