Artigo

Seis motivos para criar uma empresa bem-humorada

É, gente, o ambiente empresarial também sofre

Em plena Era dos Extremos no Brasil (alguém duvida?) há um abismo entre as pessoas com opiniões diferentes – distância que inclusive piora quando há falta de respeito mútua.Bem, quem dera isso ficasse apenas na política, mas as discussões acaloradas tem tomado conta de qualquer assunto. E eis que o ambiente de trabalho acabou também impactado. Repleto de pessoas de diferentes locais e culturas, com opiniões divergentes de uns tempos para cá parece que o clima ficou um pouco mais pesado, até meio mais triste, não é?

Tenhamos calma. Não é somente na sua empresa que isso acontece, nem é um cenário que podemos atribuir a um fator isolado, mas a vida precisa seguir em frente.  O tal “clima da empresa”, como eu costumo dizer, é um organismo vivo, como uma planta ou pessoa, que precisa ser cuidado e cativado, com carinho e atenção.

O bom é que temos percebido que as empresas estão buscando por soluções, iniciativas e eventos que melhorem o bom humor dos colaboradores. Um exemplo é a quantidade das nossas palestras e nossos cursos in-company sobre bom humor, cada vez mais apreciados.

Essa questão não pode ser encarada somente com “estado de espírito de cada indivíduo”, mas quais ações que resultam em um ambiente de trabalho mais leve e agradável – grandes corporações já atestaram que o mau humor dentro de seus escritórios causa prejuízo financeiro.

Você tem dúvida se vale a pena investir no bom humor de sua equipe? Vou te dar seis razões para isso.

O bom humor aumenta a produtividade

Pessoas trabalham melhor quando se sentem mais leves, enquanto as que estão chateadas ou atormentadas não rendem. Não é sem razão que colaboradores quando passam por grandes problemas, como doença ou morte na família, são dispensados.

Humor facilita a comunicação

Não precisa virar BFF (best friends forever ou melhores amigos para sempre, na tradução literal), mas melhores relações são estabelecidas através de sorrisos, momentos mais descontraídos. Um pouco de simpatia ajuda na solução de problemas cotidianos da empresa e fazer com que funcionários se ajudem mutuamente, sem a necessidade de intervenção da liderança.

Melhor clima diminui a rotatividade

Quando recebemos uma proposta de trabalho, temos diversos fatores que levamos em conta. Salário e benefícios são as primeiras coisas que veem à nossa cabeça, certo? Para quem não está passando pelo momento critico de escolher um caminho na carreira, podemos dizer que sim. Mas quando estamos passando por este momento decisivo, outros motivos também surgem na nossa análise e, sim, um clima de alegria e satisfação podem ser o suficientes para um funcionário escolher permanecer na companhia. A tal retenção, né.

O bem estar impulsiona a criatividade

Já está comprovado que a criatividade aflora quando o clima é mais leve e menos tenso. Um ambiente mais harmônico vai ajudar a desenvolver a solução que sua empresa está pedindo. Até porque neste ambiente a turma tem menos medo de errar, o que é um dos piores entraves à criatividade, certo?


Melhor contratação

Antigamente, na geração dos nossos pais, ninguém levava isso muito em conta. Era aquele papo de “trabalhar pra pagar as contas”. As novas gerações estão chegando ao mercado de trabalho procurando por uma melhor qualidade de vida também no ambiente corporativo. Uma empresa com ambiente mais leve será um atrativo para os melhores profissionais. E sim, eles sabem disso!

Colaboradores em harmonia gera gasto menor com saúde

Já disse acima que não é apenas um estado de espírito. Está mais do que comprovado o benefício do bom humor na saúde – até os hospitais trabalham com equipes de palhaços. Não pense que isso atua  apenas na mente, não! Aparelho digestivo, respiratório e muscular são bem afetados por um clima mais pesado. Atuar na melhoria do humor reduz gastos com convênios, médicos, remédios e faltas por motivos de saúde.

E não estamos falando somente daquele bom humor das risadas com os videozinhos do youtube. O bom humor permeia o nosso dia, e pequenos sorrisos, gentilezas e ações multiplicam o frescor e clima se torna leve de verdade.

Assim como gostamos de nos divertir, um ambiente mais alegre, definitivamente, vai ajudar sua empresa a crescer. É lucro certo!

Regis Folco é palestrante, foi executivo de Marketing Estratégico de consultorias e multinacionais, criou com José Luiz Martins o Empório da Palestra, que tem como principal objetivo desenvolver as habilidades de comunicação das equipes aumentando a eficiência, melhorando o clima e impactando diretamente no lucro e rentabilidade. Com linguagem moderna e metodologia didática, o Empório ministra cursos práticos, com modernas técnicas narrativas para a comunicação estratégica.

www.emporiodapalestra.com.br

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios