Que atire a primeira pedra aquele que nunca travou ao ser questionado em uma entrevista de emprego: qual o seu diferencial? É compreensível aquele frio na barriga, afinal, o mundo está em constante mudança e sempre haverá alguém que está mais preparado e mais informado que você – principalmente na área do marketing digital, onde a concorrência é enorme e o mercado demanda cada vez mais.
O que muitos não sabem, entretanto, é que o recrutador está muito mais interessado na sua capacidade de aprender e agir do que identificar quais as suas hard skills, que por muito tempo foram o principal quesito de análise de um profissional. Isso porque são as habilidades que podem, de alguma forma, serem comprovadas por meio de diplomas, certificados e treinamentos, como um conhecimento em engenharia, medicina e outros.
O cenário sempre foi claro até então: os profissionais mais graduados e com mais cursos passariam à frente dos outros. Entretanto, a situação mudou e as qualidades que muitos recrutadores estão procurando são aquelas mais difíceis de serem mensuradas: as soft skills, que são as habilidades comportamentais e competências.
Elas abrangem todo o seu passado profissional, as suas tomadas de decisões e a sua capacidade de lidar com as suas emoções do dia a dia. O que as tornam muito mais valiosas em uma área que exige aprendizado constante e mudanças periódicas. A sua capacidade de transitar entre os cenários é muito mais importante, uma vez que isso é mais difícil de desenvolver do que aprender as funções do trabalho.
É aqui que mora o dilema. Isso não significa que você, como profissional, deve parar de se capacitar no dia a dia por meio de cursos, para focar nas suas habilidades comportamentais. A questão é compreender que, muitas vezes, o seu diferencial está mais intrínseco à sua personalidade do que aos seus diplomas.
Às vezes é complicado para o profissional conseguir enxergar qual o seu principal diferencial frente aos olhos e sentidos apurados dos recrutadores. Por isso, a etapa do autoconhecimento é a mais importante antes de uma entrevista. O uso da autoconsciência e o desenvolvimento da autoimagem é o primeiro passo para aquele profissional que desejar elencar suas principais soft skills.
Faça um exercício simples: trabalhe a percepção de si mesmo e faça um mapa de autoconhecimento que você possa trilhar. Na prática, isso significa colocar na ponta do lápis onde você atua melhor e onde necessita um tempo a mais de dedicação.
Acreditem, há empresas muito mais interessadas em quem você é e na sua capacidade de autodesenvolvimento no âmbito do trabalho do que quantos diplomas você possui. Por isso, pense, reflita e responda com confiança qual o seu diferencial.
Por Daniela Gebara, sócia-fundadora e diretora comercial da agência full digital ROCKY