Com o objetivo de engrandecer o setor de bebidas, o Senac São Paulo firma parceria de conteúdo com as feiras Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair, eventos direcionados exclusivamente ao mercado B2B, que realizam, em paralelo, congressos e concursos sobre a categoria.
“Esta união caminha no sentido de fortalecer a marca Senac junto a importantes players do mercado de bebidas. Nós entramos partilhando conteúdo, conhecimento sobre o mercado de bebidas, já que o nosso portfólio de cursos relacionados à área é bem amplo. Além disso, queremos incentivar a qualificação da mão de obra e engajar os possíveis novos empreendedores”, afirma Marcela Abila Gonçalves, coordenadora da área de bebidas e serviços de bares e restaurantes do Senac São Paulo.
Entre as ações previstas, estão o desenvolvimento da programação de atividades educacionais pelos docentes do Senac São Paulo, para compor a programação de eventos como a São Paulo International Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair, por exemplo. Com edições on-line, as iniciativas são ponto de encontro entre profissionais, entidades governamentais, pesquisadores, enólogos, compradores, distribuidores, proprietários de bares e restaurantes, além de atacadistas.
“A participação do Senac São Paulo como entidade provedora de conteúdo e disseminadora de conhecimento é de grande relevância para as nossas feiras. Alunos, futuros profissionais prestes a ingressar no mercado de trabalho, expositores, visitantes profissionais credenciados, todos esses agentes compõem uma rede de contatos bastante proveitosa”, afirma Zoraida Lobato, diretora das feiras Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair.
Segundo Zoraida, outro ganho da parceria refere-se à atualização do empresariado sobre as tendências de mercado, produção e administração, apresentando novas tecnologias, técnicas e soluções de gestão comercial e de marketing, fundamentais para o profissional do setor de alimentos e bebidas.
Como destaque da programação no mês de julho, vale citar a palestra ‘Estratégia de Serviço: hierarquia de valor para o cliente’ que será ministrada em 15 de julho, às 20 horas, por Gilson Donizeti da Rosa, sommelier e gastrônomo, docente do Senac São José dos Campos, com atuação no desenvolvimento de pessoas por meio de treinamentos in company e on-line para negócios de alimentação.
Nesta atividade, será apresentado um modelo de hierarquia de valor para o cliente em alimentos e bebidas, considerando os sentidos nos níveis consciente e pré-consciente no processo do serviço à mesa. A ‘Harmonização de pratos com vinhos tintos’ será o outro tema abordado em 20 de julho por Gilson Donizeti da Rosa. O objetivo dessa atividade é trabalhar os princípios básicos de harmonização, com exemplos de interações pela composição dos alimentos e técnicas de preparo, seguido de possibilidades de combinações com vinhos tintos.
E no dia 29, Marcos Keniti Hama, gastrônomo e docente do Senac Taboão da Serra, da Grande SP, tratará da temática ‘Técnicas para elaboração de um cardápio: aumente suas vendas’ com o objetivo de compartilhar técnicas para a elaboração de um cardápio de sucesso. As ações serão transmitidas pelo canal Vinho Magazine TV, no YouTube.
Tradição e experiência no ramo
A instituição de ensino tem tradição no segmento de alimentação desde 1951, possui amplo portfólio de produtos e serviços de gastronomia, nutrição, e bebidas, serviços e gestão, a partir de um conceito único e integrado, da alimentação, proporcionando um itinerário formativo assertivo e completo, alinhado ao setor.
Cursos como ‘Avaliação sensorial de bebidas: fundamentos e técnicas’ (livre), ‘Bares e restaurantes – compras, operação e gestão de estoque (livre), ‘Bares e restaurantes – gestão de cartas de bebidas’ são algumas das opções ofertadas. Destaque para a recém-lançada pós-graduação do Senac EAD, focada na especialização de profissionais que atuam ou planejam empreender no setor. O curso de Bebidas: mercado, cultura e sociedade tem o objetivo de capacitar esse público por meio de uma abordagem histórica, social, cultural e mercadológica.
Serviço
Feiras São Paulo International Wine Trade Fair e Cachaça Trade Fair
- Palestra ‘Estratégia de Serviço: hierarquia de valor para o cliente’: 15 de julho, às 20 horas;
- Palestra ‘Harmonização de pratos com vinhos tintos’: 20 de julho, às 20 horas;
- Palestra ‘Técnicas para elaboração de um cardápio: aumente suas vendas’: 29 de julho, às 20 horas;
- Para as palestras abertas, não será necessário fazer pré-inscrição.
Transmissão pelo canal Vinho Magazine TV, no YouTube.