Inovação na Educação: SESI-SP introduz Programa EJA com formação profissionalizante
O Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP) está oferecendo cursos gratuitos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o objetivo de proporcionar às pessoas que não concluíram a Educação Básica a chance de completá-la. Através da Nova EJA, os interessados podem cursar os anos finais do Ensino Fundamental (do 6° ao 9° ano) e o Ensino Médio (do 1° ao 3º ano).
Além disso, há uma opção de EJA Profissionalizante, em parceria com o SENAI-SP, que inclui a certificação profissional em diversos cursos como Almoxarife, Assistente de RH, Assistente de Controle de Qualidade, Controlador e Programador de Produção, Costureiro Sob Medida, Desenhista de Moda, Inspetor de Qualidade e Operador de Computador.
Um aspecto diferenciador deste programa é o Reconhecimento de Saberes, uma avaliação que considera tanto os conhecimentos formais quanto informais dos estudantes, podendo até reduzir o tempo necessário para a conclusão do curso. O formato dos cursos é majoritariamente a distância, com 80% das atividades realizadas online e 20% por meio de encontros presenciais. As aulas serão realizadas em diversas unidades do SESI-SP, espalhadas por várias cidades do estado de São Paulo.
Este programa não só oferece uma segunda chance para aqueles que não puderam concluir seus estudos, mas também representa uma oportunidade para os alunos alavancarem seus projetos de vida, adquirindo conhecimentos e experiências que podem ser aplicados em diferentes áreas profissionais. Para as empresas parceiras, a iniciativa alinha-se às práticas de responsabilidade social e governança (ESG), demonstrando compromisso com o desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores.
A nova EJA e EJA Profissionalizante do SESI-SP são iniciativas notáveis no campo da educação para jovens e adultos. Eles proporcionam não apenas uma chance de concluir a educação básica, mas também oferecem formação profissionalizante, um aspecto crucial em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A inclusão do Reconhecimento de Saberes é particularmente inovadora, pois valoriza as experiências e aprendizados prévios dos alunos, contribuindo para uma educação mais personalizada e eficiente.
Esses programas são importantes passos para reduzir a lacuna educacional, oferecendo oportunidades iguais para todos, independentemente de sua história educacional anterior. Além disso, eles exemplificam como as parcerias entre instituições educacionais e empresas podem beneficiar não apenas os indivíduos, mas também as comunidades e a economia como um todo, reforçando práticas sustentáveis e responsáveis no setor empresarial.