Comportamento

Sete dicas para se proteger da fofoca no trabalho

Os brasileiros consideram a fofoca o hábito mais irritante no ambiente de trabalho

Fofocas no escritório às vezes parecem inofensivas à primeira vista, mas não se engane: é só à primeira vista. Eis um hábito que só traz efeitos negativos: pode comprometer a imagem profissional, deixar o ambiente tóxico, causar conflitos, derrubar a produtividade e até gerar condenação por danos morais.

Não à toa, os brasileiros consideram a fofoca o hábito mais irritante no ambiente de trabalho, segundo uma pesquisa global com usuários do LinkedIn em 2011. No entanto, esse costume que nem deveria existir acabou se tornando recorrente, a ponto de ser praticamente impossível não se deparar com “diz-que-diz” ao longo da carreira, em menor ou maior grau.

A boa notícia é que temos como nos proteger. Embora seja impossível controlar o que os outros fazem ou dizem, podemos sim controlar o modo como reagimos às atitudes dos fofoqueiros e, assim, impedir que as conversas maliciosas se espalhem ao nosso redor e compliquem nossa vida. Confira sete dicas para fazer isso:

  1. Identifique as pessoas que fazem a fofoca e procure manter uma distância saudável e cordial delas.
  2. Seja claro ao se comunicar com os colegas. Confira sempre se conseguiu transmitir suas ideias corretamente, para evitar mal-entendidos e disseminação de informações equivocadas.
  3. Ao perceber que alguém está querendo contar uma fofoca, mude de assunto abruptamente, fazendo uma pergunta sobre outro tema, justamente para que a pessoa perceba que você não quer dar continuidade. Se ainda assim o fofoqueiro persistir, diga que você não é uma pessoa que queria compartilhar esse tipo de informação.
  4. Estimule as pessoas ao seu redor a perceber o lado positivo dos colegas e das situações vividas no trabalho. Não faça comentários negativos e reclamações pelas costas. Se tiver algum tipo de queixa, procure falar diretamente com os envolvidos.
  5. Realize pequenas gentilezas para estimular a reciprocidade e a boa vontade dos colegas.
  6. Se acidentalmente ouvir ou ficar sabendo de algo, não passe o boato adiante. Quando perceber que outras pessoas estão fofocando, se afaste discretamente.
  7. Evite falar excessivamente sobre sua vida pessoal e compartilhar informações privadas no trabalho.
  8. Seja sempre sincero e transparente em suas relações. Isso vale para a vida fora do escritório também!

Por Allessandra Canuto –  especialista em gestão estratégica de conflitos e negociação

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios