Sete dicas práticas para realizar suas metas e fechar o ano bem

Pense em tudo de bom que pode acontecer em sua vida se você alcançar os planos traçados

 Sete dicas práticas para realizar suas metas e fechar o ano bem

Estamos cada vez mais próximos da virada de ano. Já se deu conta que falta praticamente dois meses para 2019? Essa é a época do ano em que renovamos as forças e traçamos novas conquistas. Você já fez um balanço da sua vida pessoal e profissional de janeiro até aqui? As promessas e metas feitas na virada para 2018 foram alcançadas? Saiba que ainda dá tempo de colocar as ideias em prática. De acordo com a coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini, é possível cumprir os objetivos e alcançar todos os sonhos nesse resto de ano. “Basta realmente estar disposto, saber onde se quer chegar, ter um planejamento, metas claras e uma rotina de acompanhamento do plano de ação”, ressalta. A especialista tem sete dicas para tirar as metas do papel. Acompanhe:

 

  1. Ferramentas de trabalho ou ladrões de tempo: os aplicativos, inclusive de redes sociais, tomaram conta do cotidiano das pessoas. Na vida pessoal ou no trabalho eles estão aí e deixam tudo mais fácil. Agilizam a comunicação, otimizam o tempo e até economizam viagens. Porém, podem ocupar um tempo precioso que deveria ser usado com atividades mais importantes e que tragam mais resultados. Por isso, preste atenção e seja gestor do seu tempo: defina momentos específicos do dia para verificar e-mails, recados, aplicativos. Seja disciplinado. Se você estiver sem um planejamento do seu tempo, sem a lista de tarefas, sem gestão de prioridades, as chances de desperdiçar seu tempo são enormes. Pesquisas dizem que o brasileiro perde quase quatro horas do dia nas redes sociais, ou seja, daria para estudar, trabalhar, ajudar os outros, se divertir e ainda namorar muito mais com quatro horas a mais por dia.

 

  1. Juntes suas forças para o que tem importância: pense em tudo de bom que pode acontecer em sua vida se você alcançar os planos traçados. Lembre-se que sacrifícios são passageiros e recompensas são pra sempre. Então, se for preciso um esforço a mais, dedique ao que tem mais importância, afinal você vai precisar compensar o esforço que não fez durante o ano ou superar os desafios que lhe foram impostos por razões que não  dependiam da sua vontade. Afinal, esperar por quê?

 

  1. Crie uma rotina pra acompanhar seu plano:na sua agenda, é importante que você tenha momentos diários ou semanais pra acompanhar seus planos, isso é sempre mais difícil quando você está descumprindo os combinados que fez com você mesmo, afinal  não gostamos de levar “puxão de orelha” e quando a coisa sai dos trilhos temos a tendência de fugir desse acompanhamento. Revisite e readeque as metas pessoais, profissionais, de qualidade de vida, sociais e financeiras, levando em consideração o esforço que você está disposto a fazer, os investimentos que  pode fazer e o tempo que você ainda tem disponível para realizar, afinal, algumas coisas são possíveis acelerar e fazer em dois meses, outras não mais. Da virada do ano até agora, muita coisa pode ter mudado. Se você seguir esse caminho fica mais perto de alcançar o que propôs com sucesso.  Lembre-se que você pode planejar além de um ano. Um ano é uma metáfora, o fim do ano é somente um dia na agenda. Então permita-se fazer a lista do que deseja na vida, faça outra lista do que precisa fazer para cada coisa que deseja, coloque em um cronograma viável e vá lapidando seus planos para ir adequando a sua realidade de tempo, esforço, investimento, capacidade e habilidade.

 

  1. Atenção às metas que ainda não foram alcançadas: liste por ordem de prioridade e tenha em mente que sem o primeiro passo nada acontece. Então, defina o primeiro passo.  Tenha sempre algumas perguntas em mente. O que preciso fazer para alcançar, quais as atitudes, quais os comportamentos, o que preciso aprender, quanto vai custar, quanto eu realmente estou disposto a me esforçar para chegar lá.

 

  1. Cuidado com os prazos que você se dá: vejo planos que são inviáveis simplesmente por que colocamos prazos que não são possíveis, como por exemplo, a recuperação de uma cirurgia em tempo irreal e irracional e terminar uma pós-graduação com cronograma estabelecido.

 

  1. Olhe para você:  em seus planos contemple ações que olhem pra você, sua saúde, seu desenvolvimento intelectual, seu equilíbrio emocional. Também planeje sua carreira e sua saúde financeira.  Seus relacionamentos devem receber cuidados, então pense em manter seus relacionamentos saudáveis, como fazer isso em âmbito amoroso, familiar, social e profissional.

 

  1. Se auto motive: se você tem objetivos se apaixonando, lembre-se que as pessoas a sua volta nem sempre vão te incentivar. Então, trate de se auto motivar e isso se faz através de sempre se lembrar da razão para tanta dedicação.