Comportamento
Tendência

Sete previsões para o futuro do trabalho

Nossos desejos e vontades com relação à experiência de trabalho ideal irão evoluir com mudanças em tecnologia e no mundo

Distribuída em SP e no RJ pela Novo Ambiente, a Herman Miller convidou 80 designers dos EUA e do Canadá para discutir o futuro do trabalho, além de avaliar como processos e espaços vão acompanhar essas mudanças.

Resumimos este encontro em sete previsões dos profissionais de como poderá ser, daqui cinco, 10 ou até mesmo 20 anos, o aspecto dos ambientes que estão criando:

Como as pessoas trabalharão no futuro?

Embora seja provável que as pessoas sempre darão valor a um salário e trabalho significativo, nossos desejos e vontades com relação à experiência de trabalho ideal irão evoluir com mudanças em tecnologia e no mundo.

1. Dominando o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
No futuro, as pessoas e as organizações em que trabalham criarão melhores condições entre o trabalho e a vida pessoal para incentivar um envolvimento mais profundo e mais significativo com ambos. Isso significa aprender a se desconectar da tecnologia, o fim das multitarefas, utilizar as análises para entender quando eles estão em condições ideais para trabalhar e procurar empregos que lhes permitam trabalhar durante o horário de pico de desempenho – que talvez não seja das 09:00 às 18:00.

2. Reservar tempo para contato pessoal
Os benefícios de trabalhar em casa — pijama, produtividade — somente o satisfarão por um tempo. Um dia você será atraído de volta às conexões pessoais que consegue encontrar um escritório. O ambiente de trabalho do futuro atrai e concentra a energia, empregando-a em um mundo no qual um subproduto das melhorias na tecnologia de comunicação tem uma tendência natural de aumentar a divisão entre nós. Eles estão fomentando a criação de espaços que aceleram uma conexão autêntica.

Como será a evolução dos processos de trabalho?

Conforme a nossa capacidade de buscar prazer imediato e feedback instantâneo em nossas vidas pessoais acelera, nossas expectativas de como realizamos o trabalho também evoluem.

3. Uma abordagem Amazon no recrutamento
Em breve, a mentalidade da Amazon de “me dê o que eu preciso, assim que eu precisar” será aplicada a muito mais. Acredita-se que a necessidade crescente em busca de velocidade, em conjunto com um aumento acentuado na quantidade de profissionais liberais, possa criar uma nova maneira de recrutamento nas empresas. As organizações serão construídas e reconstruídas projeto a projeto, o que possibilitará a agilização de processos e o menor prazo de comercialização para a tarefa específica em questão.

4. Uma admirável nova era de feedback de clientes
Um aparelho inteligente que consiga demonstrar a uma equipe de design exatamente como as pessoas reagem à música, à mobília, à iluminação é à vibe geral de um espaço. Assim que o relógio no pulso de uma pessoa capta a reação e os dados são carregados em um aplicativo, ele preenche automaticamente uma página no Pinterest, dá sugestões de produtos e traduz uma boa sensação — uma sensação que o cliente talvez tenha tido dificuldade de articular — em inspiração tangível. Entre o relógio e o aplicativo, você receberá respostas aos estímulos no espaço e às informações de que precisa para agir.

5. Tendência rumo ao otimismo tecnológico
Os designers têm o sonho de que a impossibilidade dos pedidos de última hora dos clientes possa em breve virar coisa do passado. Ouve-se falar a respeito de robôs que prestam serviços, software de modelagem de nível superior e fabricação automatizada de mobília sob demanda. Apesar de certa ansiedade quanto às nossas relações pessoais com a tecnologia, quando se trata de Inteligência Artificial, Big Data e robótica para auxiliar no processo de design, o entusiasmo é evidente.

O que definirá os lugares em que trabalhamos?

O escritório no futuro próximo será em qualquer lugar — e você será capaz de dar a ele o aspecto que quiser.

6. Design de escritório sob demanda
Hoje em dia, você dá um jeitinho no seu escritório para que atenda melhor às suas necessidades – e depois pede perdão. E se amanhã você conseguir não apenas influenciar e sim controlar um espaço desenhado de forma exclusiva com base nas necessidades do momento? Pode-se imaginar um escritório que se transforma no que você quiser que se transforme. Precisa de um espaço que lhe dê inspiração? Programe uma vista das montanhas e a projete nas paredes.

7. O escritório descentralizado
É ótimo trabalhar em qualquer lugar, mas esse lugar nem sempre tem a melhor conexão Wi-Fi ou a tecnologia de que você precisa para colaborar com colegas ao redor do planeta. Há uma oportunidade de atender às necessidades de uma mão de obra cada vez mais distribuída com um ambiente de trabalho cada vez mais distribuído. A sede global desaparecerá. Em seu lugar, você encontrará uma série de Pontos de Trabalho em todo o mundo, que você pode acessar e ficar o tempo que quiser.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar