A Smiles, plataforma de viagens e programa de fidelidade da GOL, avança no plano de transformação digital com objetivo de transformar a experiência e o relacionamento com o cliente. Através de iniciativas tecnológicas e transculturais, a plataforma pioneira em benefícios como o Clube Smiles, inova mais uma vez – a marca convida o consumidor para se engajar em um movimento pautado pela inovação e digitalização.
A transformação digital chega como potencializador na entrega de produtos cada vez mais customizados, que atendem de forma ágil e fácil a necessidade do cliente Smiles. São mudanças desde o design e performance das plataformas digitais, até a reestruturação da equipe interna, que passa a trabalhar em formato horizontal. A novidade está alinhada ao novo propósito da marca comunicado no final do último ano – que visa a transformação de dentro para fora, construindo cada vez mais um relacionamento com o cliente, impulsionando experiências únicas por meio da viagem.
O processo começou a partir de pesquisas realizadas com os diferentes públicos que a Smiles atende e, com os resultados, foram implementadas decisões de valores em toda o ecossistema. Das análises, a companhia ativou estratégias de capacitação de todos os seus funcionários e reformulação de áreas, objetivos e serviços.
Uma das primeiras iniciativas da Smiles na transformação digital foi a reorganização por tribos, ou seja, por estruturas mais ágeis agrupadas por produto ou features. Dentro delas, os times multidisciplinares e empoderados são divididos em squads e, estão prontos para buscar soluções e melhorias de forma dinâmica, sem burocracias, visando atender com agilidade as demandas dos clientes. A primeira formada na empresa foi a de produto aéreo – principal negócio da companhia. A expectativa é ter essa organização por squads em toda a estrutura da Smiles até o final de 2021.
Semana de Inovação Smiles
Outro destaque é a realização inédita da Semana de Inovação Smiles, que foi aberta para todos os colaboradores, parceiros e terceiros, com diferentes trilhas de conhecimento sobre diversos pilares da inovação e contou com participantes relevantes no mercado como Fred Trajano, CEO da Magalu, Claudia Meira, CIO da GOL, João Barbosa, Co-fundador do Gympass, Fernando Vilela, da Rappi, Gabriel Sampaio, do Globoplay, Cristiane Oliveira, da HRestart, Brisa Vicente, da Soko, entre outros.
O evento, desenvolvido em parceria com a consultoria de inovação 1601, teve como objetivo capacitar a equipe, criar oportunidades e trocas entre parceiros internos, a fim de adquirir mais conhecimentos e atualizações sobre tendências e inovação.
A Semana de Inovação marcou esse novo investimento da Smiles em oferecer cada vez mais oportunidades de aprendizado e melhoria contínua. Seguindo nessa linha, a companhia também lançará seu Hackathon, evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação. O evento será aberto para colaboradores e público de 26 a 29 de março.
Atualização dos canais digitais Smiles
Outra iniciativa que já está em andamento na Smiles é o projeto de redesenho de toda a sua plataforma, englobando site, mobile e aplicativo. A primeira fase é a mudança na tecnologia, que passa a oferecer mais escabilidade e fluidez, através de um modelo mais conversacional de telas. Esse sistema tecnológico permite aumentar o fluxo de navegação, diminuindo problemas e sendo mais seguro, além de ser totalmente responsivo.
Esta atualização também tem como objetivo proporcionar uma experiência personalizada de acordo com o interesse e o relacionamento que o cliente tem com a Smiles. Ao acessar sua conta, o usuário visualiza suas preferências, serviços e produtos com fácil acesso e mais assertivo. Ao longo do ano, novas funcionalidades e design estão previstas.
Todas essas iniciativas marcam o novo processo da marca voltado ao propósito de transformar as diferentes formas de viajar e que tem como foco colocar o cliente Smiles no centro de toda a estratégia.