Com o passar dos anos, está cada vez mais evidente que a área de Recursos Humanos deve ser estratégica como todas que participam de tomadas de decisões nas empresas. Somente com o uso de ferramentas como softwares inteligentes, people analytics, acompanhamento de dados em tempo real e automatização de processos, o RH é capaz de seguir lado a lado com as tendências, exigências e velocidade acelerada do mercado atual.
Na pesquisa HR Innovation, realizada pela catarinense Ahgora, foi possível constatar que há um longo caminho para que o RH avance no uso da tecnologia: 42% das respondentes ainda fazem um uso regular das ferramentas para a gestão de colaboradores. A pesquisa contou com respostas de mais de 300 empresas de todas as regiões do Brasil.
O estudo também mostrou que 8% das participantes avaliam todos os indicadores de RH em sua rotina, enquanto 38% levam em conta apenas o básico. Entre os principais indicadores apontados por eles, estão a avaliação de desempenho, índice de turnover e clima organizacional. Indicadores de frequência, absenteísmo, e produtividade, no entanto, não aparecem no topo dos parâmetros considerados pela área de RH, apesar de fornecerem alertas importantes para o setor.
“A análise de dados e indicadores de RH é indispensável para que a área seja assertiva nos momentos de tomada de decisão. Seguir essas informações com regularidade ajuda a identificar gargalos, pensar em novas ações, tomar as decisões corretas e evitar erros”, afirma Juliana Bittencourt, Gerente de Recursos Humanos da Ahgora.
É possível perceber que softwares e outras ferramentas apoiam e desburocratizam cada vez mais o trabalho da área. Ao serem questionados, 70% dos entrevistados apontaram a solução de folha de pagamento como a principal facilitadora no dia a dia da função, seguida do recrutamento e seleção e controle de ponto. Com o acesso e uso estratégico dos dados, o RH usa a tecnologia a seu favor e garante mais tempo para dedicar-se ao que é crucial: os colaboradores.