Especialista aponta as habilidades que os profissionais devem aprimorar para gerir bem equipes no próximo ano
As soft skills, termo em inglês muito usado no setor de recursos humanos para definir habilidades comportamentais e competências subjetivas, são cada vez mais decisores na contratação de profissionais para cargos de liderança. É o que explica Fernanda Baldívia, Head de Permanent Recruitment, vertical do Grupo Adecco.
Segundo a especialista, já possuir tais habilidades não quer dizer que estas não possam ser desenvolvidas durante a vida profissional. É o que ocorre com a transmissão de ideias, que quanto mais clara e concisa, maior a eficiência conquistada.
“Líderes devem ser capazes de se comunicar efetivamente com sua equipe, clientes e stakeholders. Sobretudo com seu time, a fim de construir relações de confiança e promover a motivação”, diz. Entre outras habilidades a serem aprimoradas está o poder de se adaptar rapidamente às mudanças e superar adversidades. “A resiliência permite lidar com o estresse e a pressão de maneira saudável”, aponta.
Além disso, Fernanda comenta que a análise e a gestão do tempo são habilidades altamente valorizadas no mercado de trabalho. “Analisar situações complexas para tomar decisões é essencial na liderança, uma vez que permite a resolução de problemas de maneira eficaz e a tomada de decisões estratégicas. A capacidade de priorizar tarefas e gerenciar o tempo é necessária para a produtividade e o sucesso da equipe”, afirma.
Seja em 2024, seja nos anos vindouros, a Head de Permanent Recruitment enfatiza que sentir-se muito confortável em qualquer que seja o cargo jamais gera excelência. “Os desafios são constantes, portanto, mesmo que a liderança tenha o conhecimento técnico e suas soft skills tenham sido provadas em diversas ocasiões, o aprendizado é constante para inspirar, motivar e orientar a equipe”, finaliza.