Habilidades comportamentais complementam as competências técnicas e garantem que o talento se destaque dentro da empresa.
No mundo corporativo, as habilidades técnicas são, incontestavelmente, fundamentais para abrir portas e iniciar uma carreira. No entanto, o que garante a permanência e o crescimento profissional a longo prazo são, sem dúvida, as habilidades comportamentais, também conhecidas como soft skills.
Pesquisas revelam dados alarmantes sobre demissões no mercado de trabalho, indicando que 87% das dispensas ocorrem devido a problemas comportamentais, enquanto apenas 13% estão relacionadas a questões técnicas.
“Um exemplo é a pesquisa da Page Personnel, de 2018, que apontou que 90% dos profissionais são desligados por condutas inesperadas ou inadequadas. Outro estudo, realizado por Armando Lourenzo em 2023, constatou que, a cada 100 gestores desligados no Brasil, 83% foram demitidos por questões comportamentais”, cita Neide Leite Galante, Head de Recursos Humanos, Gestão e Desenvolvimento de Pessoas no ButtiniMoraes.
Segundo a gestora, outro levantamento da Michael Page demonstrou que 91% dos profissionais são contratados com base em suas competências técnicas, mas a maioria é demitida pela falta de habilidades comportamentais. Entre as principais deficiências que levam à dispensa estão: gestão inadequada do tempo, baixo nível de inteligência emocional e resistência a mudanças.
Para reforçar a relevância desse tema, um estudo da LCA Consultores, baseado em dados do Ministério do Trabalho, registrou 1.887.422 demissões em janeiro de 2024, sendo 39.511 por justa causa. Esse número corresponde a 2,09% do total de desligamentos no mês. O índice se aproxima dos patamares observados há 10 anos, em janeiro de 2014, quando 2,12% das demissões ocorreram pelo mesmo motivo.
Os dados evidenciam que as habilidades comportamentais vão muito além das competências técnicas e são cada vez mais valorizadas pelas empresas. Além de contribuírem para um ambiente corporativo mais saudável e positivo, impactam diretamente nos resultados das organizações.
“Competências técnicas são essenciais, mas, se não forem combinadas com habilidades comportamentais, acabam perdendo seu valor ao longo do tempo”, enfatiza Neide.
Soft skills e o impacto no sucesso organizacional
Para a especialista, as empresas valorizam as soft skills porque elas são determinantes para o sucesso dos negócios.
“Profissionais que desenvolvem essas habilidades são mais engajados, produtivos e colaborativos. Eles contribuem significativamente para a construção de um ambiente de trabalho positivo e para o alcance dos objetivos organizacionais. Além disso, são mais propensos a crescer na carreira, pois possuem maior capacidade de construir relacionamentos interpessoais saudáveis, liderar equipes de alto desempenho, resolver problemas de forma criativa e se adaptar às mudanças com facilidade”, destaca a executiva do ButtiniMoraes Advogados.
Estamos preparados para essa realidade?
“Ao longo da minha trajetória profissional, tanto na advocacia quanto na gestão estratégica de escritórios e recursos humanos, percebo um padrão recorrente: o sucesso dos talentos raramente acontece quando o perfil é exclusivamente técnico. É comum ver profissionais altamente qualificados perderem espaço por não conseguirem se adaptar a mudanças, lidar com pressão ou trabalhar de forma colaborativa”, exemplifica Neide.
Comportamentos inadequados, como dificuldade em trabalhar em equipe, conflitos com colegas e superiores, fofocas, comentários maldosos e falta de respeito, criam um ambiente negativo e improdutivo, levando à demissão.
Por outro lado, profissionais que possuem autoconhecimento, inteligência emocional, comunicação assertiva e flexibilidade conseguem se destacar e alcançar o sucesso de forma rápida e consistente.
“As soft skills sempre foram um critério determinante para promoções e retenção de talentos”, reforça a advogada e gestora de RH.
Ambientes colaborativos impulsionam crescimento profissional
Em um ambiente de trabalho colaborativo, as pessoas têm a oportunidade de trocar experiências, aprender com os colegas e dar e receber feedbacks construtivos. O respeito mútuo cria um espaço seguro para assumir desafios e desenvolver novas habilidades, impulsionando o crescimento profissional.
Empresas que cultivam um ambiente respeitoso e colaborativo se destacam como empregadoras de qualidade, preocupadas com o desenvolvimento e bem-estar de seus profissionais. Essa reputação positiva atrai talentos, melhora o clima organizacional e fortalece a imagem da empresa diante de clientes e parceiros.
Em um cenário competitivo, investir no desenvolvimento das soft skills não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade para o sucesso profissional e organizacional.