Segundo dados do IBGE, cerca de 7 milhões de mulheres perderam o emprego no início da pandemia, 2 milhões a mais do que os homens. Além disso, para aquelas que ficaram em home office, depararam-se com jornadas infinitas, tendo que lidar com o trabalho convencional, as atividades do lar e os cuidados com os filhos que ficaram sem ir para as escolas. De acordo com o Relatório Anual da Workana, enquanto 48% das mulheres cuidam dos filhos, apenas 11% dos homens têm a mesma demanda.
Pensando nesse contexto e valorizando suas colaboradoras, o Olist desde 2019 vem investindo nas ações internas para promover o empoderamento das mulheres do time. Entre janeiro de 2019 e 2021, o número de mulheres em cargos de liderança no Olist subiu de 16% para 35%. Já o número de homens e mulheres promovidos em 2020 foi proporcional à divisão do time: 54% homens e 46% mulheres. “Acreditamos na igualdade de oportunidade para ambos os gêneros para Isso nos possibilita evoluir como pessoas e consequentemente enquanto empresa. Cremos que times diversos são mais fortes. Para 2021 temos como missão incentivar e investir em ações em prol do bem-estar de nossos colaboradores e colaboradoras, com empatia e respeito, para que eles estejam em um ambiente no qual possam ser eles mesmos e com isso ter impacto positivo em sua performance”, comenta Melissa Guimarães, CHRO (Chief Human Resources Officer) do Olist.
“Mulheres no Olist” é uma dessas iniciativas desenvolvidas pelo Diversifica, comitê de diversidade do Olist. O evento, criado com o intuito de reforçar a sororidade entre as mulheres da empresa, será um encontro por trimestre com uma hora e meia de duração cada. O projeto é dividido em várias etapas e facilitado pelas líderes mulheres dentro de suas respectivas áreas – hoje quase todas as áreas contam com pelo menos uma liderança feminina. Esses encontros promovem um espaço de segurança para que as mulheres possam se conhecer melhor compartilhando conquistas e anseios e apoiando umas às outras.
“Certa vez li a frase ‘seja uma mulher que levanta outras mulheres’ e desde então carrego ela comigo. O projeto da roda de conversa entre mulheres está totalmente relacionado com isso, nada mais é do que estimular a sororidade, a inspiração mútua e dividir dilemas e desafios da vida profissional. As imperfeições que temos nos deixam mais inspiradoras, causam identificação e senso de realidade e, ao mesmo tempo, nos permitem identificar desafios e pontos de melhoria sobre a nossa cultura de representatividade feminina no Olist.”, comenta Adriane Quintas, gerente de design e uma das idealizadoras do projeto.
Além dessa iniciativa, conheça outras ações realizadas pela empresa:
- “Mulheres no mercado de trabalho: desafios e histórias de sucesso”
Com o objetivo de discutir os desafios e as conquistas das mulheres no mercado de trabalho nos últimos anos, o Olist convidou a fundadora e CEO da Vittude, Tatiana Pimenta, e mais seis mulheres do time para mostrar como o empoderamento feminino se dá na prática dentro das empresas e compartilhar histórias de sucesso, profissionais e pessoas.
- “Dancing time – Venha mexer o quadril com as mulheres do Olist”
Para trazer um momento descontraído, fora do horário de trabalho, e ao mesmo tempo um ambiente virtual de acolhimento, sem julgamentos e competitividade, as “olisters” (como são chamados as colaboradoras), neste evento, puderam conhecer um pouco mais sobre a psicologia da dança, a aceitação com o corpo e, claro, mexer o quadril. O principal propósito desse encontro foi que todas elas se divertirem juntas, ao mesmo tempo que desenvolvem a autoestima, amor próprio e empatia.
- Venda de camisetas
O Olist voltará a vender as camisetas que estampam a frase “lugar de mulher é onde ela quiser” em seu site exclusivo para colaboradores. As camisetas fizeram sucesso em 2019 e agora voltaram com um novo layout. Em 2021, o lucro das vendas será doado para ajudar a iniciativa Preta Lab, que acredita no protagonismo das meninas e mulheres negras e indígenas nos campos da inovação e tecnologia como forma de reduzir as desigualdades sociais do país.
- Pílulas do conhecimento
Desde o início da quarentena, a startup envia conteúdos via o canal de comunicação interno, trazendo dados históricos, o significado de ser mulher, entre outros temas relevantes para que todo o time possa aprender sobre o assunto..
Além disso, o Olist também oferece às mães licença-maternidade estendida, na qual elas podem ficar até 6 meses em casa com o recém-nascido, e implementou em 2020 o “Pit Stop – Hora de ficar com as crianças”, que permite aos colaboradores que são mães ou pais bloquearem suas agendas por 1 hora diariamente durante o expediente para se dedicarem aos seus filhos.
Por um mundo com maior equidade de gênero, o Olist acredita que cada vez mais as empresas precisam criar uma cultura de empoderamento feminino, por isso vem investindo internamento para serem exemplo, dentro e fora da companhia.