Durante a pandemia da covid-19 as empresas precisaram mudar a forma de olhar e lidar com seus colaboradores. Neste período de tantas adaptações é necessário garantir que o colaborador esteja cuidando da sua saúde mental e física, o que gera impactos tanto na sua vida profissional, como pessoal. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa de tendências de RH da Deloitte, hoje 92% dos diretores de organizações no Brasil acreditam que o bem-estar dos colaboradores é um fator importante no dia a dia e trabalham com ações de saúde corporativa.
É o caso de grandes empresas como Falconi, IFood, Gerando Falcões e Localiza, que já adotaram programas voltados à saúde do colaborador. Para Pedro Reis, sócio-fundador da VIK – startup que nasceu para ajudar as empresas a melhorarem a saúde de seus colaboradores, implementando um programa que visa transformar a vida das pessoas e das corporações -, é importante que a questão da saúde tenha deixado de ser negligenciada pelas corporações. “Quando usamos a gamificação e damos estímulos diferenciados, continuados e variados para os colaboradores ao longo do tempo, começamos a vê-los mudando o comportamento. Essa mudança impacta em vários outros problemas que a empresa pode ter, como a baixa produtividade, e até um problema mais de longo prazo que é o custo com saúde”, explica.
Pensando nisso, uma das estratégias criadas pela VIK para engajar ainda mais os colaboradores e com o slogan “Seu movimento vale ouro”, foi a criação de um programa que funciona como se as atividades físicas dos colaboradores valessem milhagens. “O programa se chama VIK Bônus. Sempre que alguém registrar as atividades no aplicativo , irá acumular bônus que podem ser trocados por cupons de descontos de até 60% e prêmios que serão oferecidos pelos parceiros da empresa. Os bônus podem ser acumulados com qualquer atividade, em qualquer lugar e a qualquer hora. Além disso, a atividade não é restrita somente para quem já participou de outros desafios realizados pela VIK”, complementa Reis.
Além dos colaboradores ganharem saúde, tornar a atividade mais atrativa e oferecer recompensas pelo movimento do colaborador é uma ótima forma de gerar ainda mais engajamento. “Além dos produtos e descontos oferecidos pela startup e parceiros, o cliente também poderá incluir prêmios exclusivos para os colaboradores e ter um ambiente de benefícios personalizado. Ele pode ainda pensar em ações de engajamento ao longo do ano, vinculando o acúmulo do bônus de cada colaborador e oferecendo, por exemplo, um prêmio para o colaborador que acumular mais VIK Bônus no ano, ou quem acumular mais durante o mês pode receber algum benefício em dobro”, diz.
Para Pedro Reis, um programa como este tornou-se ainda mais importante durante o período de pandemia, quando olhar para a própria saúde e para a de quem está ao redor se tornou essencial. Além disso, dentro do ambiente corporativo, cuidar dos colaboradores é uma forma de aproximá-los ainda mais da empresa. “Cada vez mais as empresas enxergam que as pessoas que cuidam da saúde física e mental, têm melhor autoestima, estão mais dispostas ao trabalho, a novos desafios. Quando uma pessoa muda um hábito de saúde, ela se sente mais empoderada. Principalmente em um período tão delicado como o da pandemia, para a empresa ter sucesso é preciso investir em quem faz a coisa acontecer”, finaliza Pedro Reis.