A Escale – startup de aquisição de clientes – conta atualmente com 270 colaboradores e, mesmo antes de 2020, já oferecia ações de apoio à saúde mental dos colaboradores. Com a chegada da pandemia e os obstáculos psicológicos que vieram com ela, o corpo diretivo decidiu ampliar a atuação desses projetos, bem como criar novos.
Desde 2019, a startup já oferecia plantão de atendimento psicológico com uma psicóloga parceira e terceirizada em sua sede. Em 2020, estenderam os horários de atendimento dessa profissional para garantir maior acolhimento aos colaboradores. “A preocupação com o bem-estar dos nossos times sempre foi prioridade para nós que cuidamos de pessoas na Escale”, explica Mayra Massuda, coordenadora de Cultura e Engajamento.
Após a realização de pesquisas internas, já em isolamento social, identificaram que para 44% dos colaboradores as “Talks de saúde mental e bem-estar”, breves encontros online voltados para discutir temas relacionados ao bem-estar mental, eram as mais importantes para o momento.
De acordo com Mayra, eles estão trabalhando com duas abordagens diferentes, porém complementares, “a primeira delas é a extensão de horários do atendimento psicológico”. Nesse caso, a proposta é oferecer mais vagas para acolhimento psicológico pontual, e que, quando necessário, podem ser encaminhados à terapia. Já a segunda abordagem é oferecer atendimento psicoterapêutico com valor acessível.
Com isso, criaram parceria com a Moodar, plataforma digital de saúde emocional, e fecharam um plano para todos os seus 270 Escalers. “Além de acesso a conteúdos, testes e intervenções via aplicativo, os colaboradores agora têm a possibilidade de realizar sessões semanais de terapia online de 40 minutos por R﹩ 180 ao mês, valor bem abaixo do que se cobra em geral”, afirma Mayra.
Esse benefício também se estende aos familiares e pessoas que moram com os colaboradores. “Queremos e precisamos cuidar de quem cuida da Escale. Então essa foi uma forma de oferecermos ajuda a todos” declara a coordenadora de Cultura e Engajamento.
A startup também disponibiliza, desde o início da pandemia, aulas de yoga e meditação semanais. Incentivam as pausas ao longo do dia oferecendo aulas de ginástica laboral no meio do expediente. Para os pais ou padrastos, estão oferecendo um auxílio-família no valor de R﹩ 190 mensais, que é depositado diretamente no cartão de benefícios. Também já fizeram talks sobre alimentação, psicopedagogia, ansiedade, mindfulness, campanha abordando a temática Setembro Amarelo, além de trabalharem na questão da interação entre Escalers, promovendo campanhas de engajamento em redes sociais e enviando kits para as casas deles.
“Não temos previsão e nem o intuito de encerrar nenhuma das ações. Continuamos acompanhando os relatórios mensais para entender quais ações continuam fazendo sentido para nossos colaboradores e, caso seja necessário, adaptações serão feitas. Mas, acredito que ainda teremos um bom tempo pela frente sem muitas mudanças, de forma a também trazer um pouco dos sentimentos de segurança e estabilidade, que foram abalados pela pandemia”, finaliza Mayra Massuda.