A experiência do colaborador (employee experience) nunca esteve tão em alta no mercado de trabalho como nos últimos meses. Por conta do home office e da distância física dos líderes, de colegas de trabalho e do ambiente físico, muitos funcionários acabaram se distanciando do propósito, dos valores da empresa, e reduzindo comprometimento e produtividade. Em contrapartida, em alguns setores da economia, o mercado aqueceu e encontrar a pessoa ideal para um cargo se tornou um desafio.
A startup Polen, desenvolvedora de ferramentas digitais focadas em levar emoção às pessoas, lançou uma nova funcionalidade na sua plataforma para ajudar as áreas de RH nos processos de atração e retenção de talentos.
“Imagina participar de um processo seletivo e receber um vídeo com mensagens da sua futura equipe, reforçando o quanto gostariam de trabalhar com você e estão esperando sua chegada na empresa? Ou mesmo virar noites e noites participando de um projeto desafiador e receber um vídeo emocionante do seu chefe e colegas pela qualidade e importância do seu trabalho? Esse é o propósito do Colab: levar emoção também ao ambiente corporativo”, explica Sobhan Daliry, CEO e cofundador da Polen.
Os vídeos personalizados por meio do Colab tem o propósito de emocionar as pessoas a partir do reconhecimento de suas habilidades e capacidades, ou mesmo reforçando a importância que a contratação dela terá para a empresa.
Como funciona
Um Colab pode ser organizado pelo gestor de RH, pelo líder de equipe ou diretamente por um funcionário. Ao acessar a plataforma, quem está organizando o Colab precisa apenas identificar o destinatário e descrever o propósito do vídeo, inserir os emails de todos os colaboradores que vão participar, e pronto.
A plataforma envia automaticamente o convite a todos os colaboradores participantes e permite que eles gravem um pequeno vídeo-mensagem para o destinatário. Uma vez recebidas todas as mensagens, a plataforma compila todas elas em um único vídeo, e permite que o organizador faça download e compartilhe com o destinatário e com quem mais quiser.
“O que levava horas e dor de cabeça para organizar, agora pode ser feito em um minuto quase que de forma automática”, destaca Sobhan.