A transformação digital tem permitido repensar o processo seletivo através de plataformas digitais já disponíveis para o RH
A experiência do consumidor é um dos temas-chaves para as empresas. Todas querem atrair, cativar e fidelizar seus clientes, cada vez mais conectados, exigentes e volúveis diante das infinitas possibilidades que desfrutam para comparar produtos, serviços e também postura dos fornecedores diante de temas relevantes como sustentabilidade e responsabilidade social. O que isso tem a ver com a atração de talentos, objeto desse artigo? Tudo.
A transformação digital tem permitido repensar o processo seletivo. Através de plataformas digitais hoje existentes, as empresas estão expandindo o acesso a um pool de talentos ora restrito geograficamente. Essas plataformas permitem mapear as habilidades, competências e interesses de talentos conectados em redes sociais com o perfil ideal que a empresa procura. Através de fóruns digitais, as empresas têm criado um ambiente seguro e atraente para engajar talentos despertando o interesse dos mesmos nos seus produtos, cultura, missão e visão. O candidato potencial já está conectado e engajado com os valores da empresa antes mesmo de pensar em associar-se a ela através de um contrato de trabalho. Esse pipeline de candidatos otimiza o tempo para fechar as vagas, reduzindo o impacto na produtividade perdida durante o processo seletivo.
Esse novo modelo de atração de talentos na era digital tem expandido a responsabilidade de encontrar e engajar talentos para além do time de Recrutamento e dos próprios gestores das oportunidades. Cada colaborador se torna um canal de atração de talentos através de suas conexões nas redes sociais e demais plataformas digitais.
Quanto mais interesse for despertado, melhor será a experiência dos candidatos, que chegarão ao recrutamento com a convicção de que essa é a empresa certa e alinhada para seus objetivos profissionais. Estarão efetivamente dispostos a abraçar e refletir os valores da empresa e da sua cultura. Em consequência, mais opções e oportunidades para as empresas encontrarem talentos para seus times alinhados à sua cultura e às suas necessidades.
Ou seja, uma forma simples e eficaz de garantir a futura e boa experiência do consumidor dos produtos e serviços de sua empresa é prover uma excelente experiência de contratação do seu colaborador, em última análise um dos principais responsáveis pelo futuro do seu negócio. Porque se o seu processo, ainda que bem organizado, continua contando com intermináveis filas de candidatos, pilhas de curriculum impressos, horas gastas com triagem e entrevistas de candidatos não alinhados à oportunidade, arrisco dizer que sua empresa tem bem menos chances de atrair o perfil ideal, além de não estar no radar de uma geração altamente conectada.
Por Marcelo Carvalho, diretor de RH da SAP Brasil