O impacto do subsídio em medicamentos na saúde corporativa
Da redação @MundoRH
Com a demanda de procedimentos médicos crescente após a pandemia de Covid-19, a taxa de uso dos planos de saúde teve um aumento significativo de 43% em 2021 para quase 47% em 2022. O Anuário de Custos de Planos de Saúde (ACPS) revela que os contratos empresariais sofreram reajustes acima do índice aprovado pela ANS, com um teto de 9,63%.
De acordo com uma pesquisa da Vidalink, especialista em planos de bem-estar corporativo no Brasil, 1 em cada 10 pessoas enfrenta dificuldades financeiras para custear medicamentos. Esta situação, exacerbada por um cenário inflacionário, frequentemente leva ao abandono de tratamentos, impactando a saúde dos indivíduos e aumentando as taxas de hospitalização. Luis González, CEO da Vidalink, destaca que 40% do gasto médio das famílias brasileiras é com medicamentos. Uma adesão adequada ao tratamento medicamentoso pode reduzir consideravelmente as internações, reconsultas e visitas a emergências.
A pesquisa da Vidalink, que estudou mais de 15 mil pessoas, indica que fornecer subsídios para medicamentos pode aumentar a adesão ao tratamento em até 2,6 vezes, especialmente entre pacientes com doenças crônicas.
Vantagens do subsídio em medicamentos para empresas:
- Aumento da produtividade: 77% das perdas de produtividade estão ligadas a problemas de saúde. Um investimento em saúde reflete em um melhor desempenho diário.
- Redução de custos: O subsídio diminui hospitalizações e custos relacionados, impactando positivamente as finanças corporativas.
- Adesão ao tratamento: Colaboradores que recebem ajuda financeira aderem melhor aos tratamentos médicos recomendados, o que, por sua vez, beneficia sua saúde geral.
- Diminuição do absenteísmo: A saúde robusta dos colaboradores diminui a taxa de ausência no trabalho. Extender benefícios para familiares pode ter efeitos semelhantes.
- Aumento da satisfação interna: Planos de saúde demonstram o comprometimento da empresa com o bem-estar dos funcionários, reforçando a marca empregadora e contribuindo para a retenção de talentos.