Você sabe como começou a história dos benefícios flexíveis no Brasil? Faz pouco tempo que começamos a ouvir falar da flexibilidade entre o vale alimentação e refeição, passamos a ver no mercado opções de cartões multi saldos e as empresas mais flexíveis para oferecer benefícios que se adequam à realidade dos trabalhadores.
Mas apesar de recente, esse tem sido um tema cada vez mais relevante. A 14ª edição do Guia Salarial da Robert Half, divulgada na última semana, mostrou que, com a pandemia, as necessidades dos funcionários e de seus empregadores mudaram: a pesquisa deixa claro que os benefícios são vistos pelos trabalhadores como tão importantes quanto o salário.
Segundo os entrevistados, a principal melhoria pedida é no quesito flexibilidade e possibilidade de escolha: 93% dos funcionários afirmaram que gostariam de poder escolher os benefícios de acordo com suas necessidades.
Oferecer benefícios alinhados com as expectativas das pessoas é algo que ajuda a reter talentos e, de acordo com a pesquisa, esse é o grande desafio das empresas esse ano. Foi isso que afirmou 48% dos CFOs e 53% dos CIOs entrevistados pela Robert Half, especialmente no que se refere às áreas de TI, finanças e contabilidade.
Começo de um legado
Os primeiros passos dos benefícios flexíveis no Brasil aconteceram em 2016 e foram dados pelo empresário Marcelo Ramos, que hoje é SVP Products and Partnership Latam da Swile, multinacional francesa que, em 2021, passou por uma aquisição com a brasileira Vee.
Essa história foi contada no vídeo abaixo produzido pela Swap, a fábrica brasileira de Fintechs, responsável pela tecnologia financeira dos cartões Mastercard® utilizados pela Swile.
O maior do mundo
O mercado brasileiro de benefícios é o maior do mundo e gira em torno de R$150 bilhões, mas ainda é um mercado concentrado. As mudanças recentes como o Decreto 10.854 são um reflexo das profundas transformações pelas quais o segmento de benefícios tem passado nos últimos anos, tornando-se mais moderno e flexível, de acordo com as demandas atuais de colaboradores e empresas.
Como tudo começou no Brasil
A Vee Benefícios nasceu em 2016 ao olhar para um mercado onde só atuavam grandes players de forma tradicional e perceberam que aquilo não estava mais fazendo sentido para os RHs, trabalhadores e estabelecimentos de alimentação. “Vimos essa oportunidade e pensamos: por que não trabalhar com a tecnologia aliada ao melhor produto para o RH, mas principalmente o melhor produto para o usuário final?”, conta Marcelo.
Foi dessa indignação positiva que nasceu a vontade de fazer diferente e criar um projeto inovador e vantajoso tanto para os trabalhadores, como também para os RHs e para os estabelecimentos de alimentação, que sofriam com as altas taxas dos cartões.
A solução foi criada e bem aceita. “No entanto, nós percebemos que, para escalar nosso negócio no Brasil, precisaríamos de uma solução de rede que mantivesse tudo que estávamos construindo naquele momento no mercado. Precisávamos de um parceiro que fizesse a emissão do cartão e que tivesse parceria com a Mastercard®. A Swap foi uma parceira muito importante para a gente naquele momento”, conta Marcelo.
A Swap começou a parceria em 2020. Meses depois, a Vee encontra a Swile, multinacional francesa que estava entrando no México e no Brasil, e fazem uma aquisição estratégica, para trabalhar de forma global de uma maneira mais acelerada.
Tudo isso ocorre em meio ao primeiro ano de pandemia da Covid 19, quando houve uma procura muito grande das empresas por uma solução que atendesse os colaboradores que estavam em home office.
Hoje, o produto de cartão físico Mastercard® oferecido pela Swile, que conta com a tecnologia Swap, consegue atender diversos tipos de empresas, desde aquelas que são regidas por uma convenção coletiva, que impõe a divisão do saldo entre benefícios de alimentação, refeição e mobilidade, como também aquelas empresas mais abertas e flexíveis. Hoje, são oito categorias de benefícios: alimentação, refeição, saúde, home office, educação, saúde, cultura e mobilidade.
“Nossa plataforma oferece uma gestão de benefícios flexíveis para o RH, Contas a Pagar e também Financeiro, no que diz respeito a produtos de não recorrência, como incentivos e premiações, mas principalmente nosso produto core, que é de benefícios recorrentes – alimentação, refeição, mobilidade, entre outros”, conta o SVP Products & Partnership Latam da Swile.
Um ponto fundamental de todas as decisões tomadas foi estar alinhado com as regras do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) e oferecer flexibilidade de benefícios dentro da legislação e regulamentação do setor.
“Um dos nossos propósitos é ouvir nossos clientes e entender o que eles precisam. Ter um parceiro que entende essa motivação e que ajuda na rotina de desenvolvimento de novas soluções, para a gente é um dos grandes diferenciais da nossa parceria com a Swap”, explica Marcelo.
Atualmente, flexibilidade e facilidade oferecida pela Swile fazem parte da rotina de mais de 750 mil usuários de 25 mil empresas, entre elas Carrefour, Le Monde, Paris Saint-Germain, Spotify, Airbnb e Red Bull na França, e Bayer, FIAT, Whirlpool, Ambev e Petlove no Brasil.
Clique aqui para conhecer a história de sucesso da Swile com o Multiflex da Swap.