“A tecnologia move o mundo.” Steve Jobs
Antes de falarmos sobre como usar o Whatsapp em seu talent acquisition, vamos conhecer um pouco da história do aplicativo mais popular do Brasil, apesar de não ser brasileiro.
O Whatsapp é uma empresa fundada por dois profissionais com muitos anos de experiência no Yahoo, um dos gigantes da tecnologia mais antigos do mercado, tendo sido criado em meados dos anos 90.
Jan Koum e Brian Acton se juntaram com a ideia de criar uma tecnologia que funcionasse como uma alternativa às mensagens de SMS (short message service, ou serviço de mensagens curtas, muito utilizados em celulares), reunindo em um único app todos os números de celulares, driblando a barreira das tarifas de operadoras telefônicas.
No início, portanto, o serviço contemplava apenas a simples troca de mensagens. Contudo, desde que foi adquirida pelo Facebook por mais de 20 bilhões de dólares, em 2014, a empresa vem implementando novas funcionalidades que deixaram o serviço bem mais robusto. Primeiro imagens, links, grupos e mensagens de voz. Depois vídeos e músicas. E enfim chamadas de voz e vídeo e salas de videoconferência.
Hoje a missão principal do app é a construção de um processo de comunicação rápido e que funcione de qualquer lugar para qualquer lugar do mundo.
Continue com a gente e descubra como otimizar seu processo de recrutamento através do Whatsapp.
O Whatsapp no Brasil
“Um ser humano deve transformar informação em inteligência ou conhecimento. Tendemos a esquecer que nenhum computador jamais fará uma nova pergunta.” Grace Hopper
Segundo artigo do blog da Oberlo, app de dropshipping (sistema de parcerias entre negócios, geralmente envolvendo uma empresa que apenas faz o marketing digital e outra que realmente entrega o produto ou serviço; o Mercado Livre é o exemplo mais simples e claro em nosso país), o Whatsapp possui mais de 2 bilhões de usuários em mais de 180 países, sendo 120 milhões apenas no Brasil, ou seja, mais de 5%.
Além disso, 59% dos usuários brasileiros deixam o app na tela inicial de seu smartphone, o que demonstra que ele está entre as aplicações mais importantes de comunicação para estas pessoas. Outro dado interessante é o de que 79% dos brasileiros utilizam a ferramenta como principal fonte de informação.
Segundo o Panorama Mobile Time/Opinion Box, pesquisa sobre a utilização de celulares e aplicativos realizada desde 2015 no Brasil, 99% dos aparelhos brasileiros possuem o app do Whatsapp instalado. Incrível, não?
Segundo a mesma pesquisa, 72% das pequenas empresas brasileiras utilizam o Whatsapp Business para se comunicar com clientes e fornecedores.
Talent Acquisition: Confira quais são os 5 benefícios de se usar o Whatsapp
“Nós estamos presos à tecnologia quando o que nós mais queremos é algo que apenas funcione.” Douglas Adams
Agora que já contextualizamos o cenário, vamos aos 5 Benefícios de se usar o Whatsapp em seu Recrutamento.
- Agilidade na comunicação
- Fortalecimento da marca empregadora
- Melhoria na experiência do candidato
- Aumento na taxa de conversão de candidatos inscritos
- Aumento do seu banco de talentos
Agilidade na comunicação
“A ciência de hoje é a tecnologia de amanhã.” Edward Teller
Como você pôde entender até aqui, o Whatsapp é de longe o principal veículo de comunicação do brasileiro. Isso significa que o processo de comunicação tende a se agilizar, pois segundo o blog Hootsuite, a ampla maioria das mensagens são abertas 3 segundos após o envio, dado bastante animador.
Em tempos de cultura ágil, mecanismos que eliminem a burocracia do processo comunicacional são sempre bem-vindos, e isso fica ainda mais interessante quando essa ferramenta é totalmente gratuita. Afinal de contas, você já utiliza o app em seu cotidiano, correto?
Fortalecimento da marca empregadora
“Steve Jobs pegou a maçã que caiu na cabeça de Isaac Newton e mordeu para nos libertar do insuportável paraíso da ignorância.” Arnaldo Jabor
A marca empregadora, também chamada de employer branding, é a imagem que determinada empresa tem perante mercado e talentos em relação ao desejo que as pessoas têm de trabalhar nela.
Com a utilização do Whatsapp nos processos de recrutamento e seleção e a consequente agilidade que ele proporciona ao processo de comunicação com o candidato, o fortalecimento da marca empregadora se torna um resultado quase automático, pois além de se tratar do contato direto com o público-alvo de um projeto de marca empregadora, ou seja, os talentos que irão concorrer a uma vaga na empresa, o próprio recrutador e sua consultoria acabam por se beneficiar nesse quesito.
Sendo assim, seu trabalho enquanto headhunter ou consultor de R&S será beneficiado com o fortalecimento de sua marca empregadora, o que vai aumentar sua possibilidade de fechar parcerias com mais empresas, trazendo mais vagas para o seu funil e mais candidatos a serem trabalhados.
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Recrutamento e seleção: melhoria na experiência do candidato
“A era digital nos livrou de dois problemas simultâneos. Da obrigatoriedade de utilizar papel e caneta e dos cortes desordenados de árvores.” Valéria de Almeida
Com a possibilidade de utilizar a ferramenta que já utiliza em seu dia a dia, o candidato terá uma experiência de inscrição muito mais positiva, pois toda a burocracia no preenchimento de fichas de inscrição em layouts obscuro e de difícil navegabilidade (o mobile first ainda não é o cenário predominante, mesmo com a avalanche de smartphones existentes hoje em dia).
Além disso, a comunicação via Whatsapp proporciona uma experiência convidativa e acolhedora, gerando uma identificação do candidato com o seu método de trabalho e criando um rapport.
Tudo isso nos leva ao próximo benefício de se usar o Whatsapp em seu recrutamento.
O que está achando do texto? Leia até o final para conhecer todos os 5 benefícios de se usar o Whatsapp em seu recrutamento.
Aumento na taxa de conversão de candidatos inscritos
“Fórmulas matemáticas no papel nem sempre são a melhor proteção contra os fatos da robótica.” Isaac Asimov
Com a melhoria na experiência de navegação e inscrição em sua vaga, há um aumento na taxa de conversão de candidatos inscritos em seu processo de recrutamento e seleção.
Pode parecer estranho, mas mesmo aquelas pessoas que estão procurando emprego podem desistir de um processo seletivo por conta da burocracia no preenchimento das informações. Isso pode ocorrer por falta de prática com a tecnologia, falta de tempo ou mesmo por preguiça.
Independente do motivo, fato é que você deve propiciar ao candidato a melhor experiência possível, pois é de seu interessante aumentar a curva de conversão de candidatos no processo seletivo. Sendo assim, o Whatsapp se transforma em um forte aliado nesse quesito.
Aumento do seu banco de talentos
“As tecnologias de informação e de negócios estão se tornando inevitavelmente uma coisa só. Não creio que alguém possa falar sobre um sem falar sobre o outro.” Bill Gates
Com o aumento da curva de conversão de candidatos inscritos, automaticamente você vai aumentar o seu banco de talentos, não apenas em quantidade, mas em qualidade.
Sabemos que a criação e manutenção de um relacionamento com os talentos do mercado tem se tornado tão importante quanto alocar esse talento em uma vaga específica. Com isso, você ganha um fôlego para trabalhar vagas mais específicas ou urgentes, pois terá os talentos adequados e qualificados para cada situação que aparecer.
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Sistema de recrutamento: Recrubot, o chatbot de recrutamento via Whatsapp
“Para uma tecnologia de sucesso, a realidade deve ter prioridade sobre as relações públicas, pois a Natureza não pode ser enganada.” Richard Feynman
A Recrutei, a fim de melhorar seu sistema de recrutamento, lançou recentemente uma tecnologia pioneira em toda a América Latina. Trata-se do Recrubot, um chatbot que automatiza o processo de inscrição do candidato pelo Whatsapp, aumentando a eficiência de seus processos de recrutamento e seleção.
Algumas das vantagens da ferramenta:
- Linguagem simples
- Tudo automático
- Pronto pra uso
- Aceita áudio
- Disponível 24 horas
- Informações centralizadas
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Um abraço e até a próxima!
Colaboração: Davi Valukas – Analista de Canais na Recrutei