A pandemia da Covid-19 acelerou processos em todos as áreas. Quem ainda não usava a tecnologia a seu favor teve que adotar novos recursos de uma hora para a outra. Em Recursos Humanos não foi diferente. Pelo contrário, o uso de softwares para automatizar processos, ponto digital, recrutamento e seleção online são algumas iniciativas já utilizadas há alguns anos, mas que ganharam força e devem ser aprimoradas daqui pra frente.
De acordo com o professor Valdemir Euzébio, coordenador da pós-graduação em Gestão de Pessoas da FAAP São José dos Campos, o mercado de trabalho cresce em volume e em profissões. Por isso, cedo ou tarde demandaria este tipo de solução para a obtenção de resultados em tempo hábil.
A automatização, segundo ele, retira das etapas operacionais dos processos os profissionais de RH que agora participam ativamente de outras fases, mais avançadas, como analisar aspectos lógico-racionais. Também podem dedicar mais tempo para a seleção e organização das informações quantitativas e qualitativas, incluindo aspectos motivacionais, situacionais e emocionais que ainda são imprecisos na inteligência artificial.
“Todos os subsistemas da gestão de pessoas possuem alto potencial para a digitalização. Onde houver comportamento produzindo informação haverá espaço para novas tecnologias”, destaca o professor. Uma outra evidente oportunidade no setor de RH, por exemplo, que inclusive tem sido explorada por várias startups, está na área de benefícios.
“As empresas, por meio inteligência artificial, têm conseguido selecionar e decidir com altos índices de acerto os benefícios que são realmente compatíveis com os perfis de profissionais e isso tem produzido não apenas maior satisfação e produtividade, mas também mais engajamento e um clima organizacional melhor”, diz.
A seleção de candidatos também tem se beneficiado com a tecnologia. Nos machine learning, os comportamentos que se repetem e que preferencialmente são mais valorizados pela empresa podem ser mapeados sem muita dificuldade, contribuindo para a definição do perfil do profissional de alta performance.
“Desta forma, identificar estes padrões de comportamento em profissionais, dentro de um processo seletivo aumenta bastante as chances de se contratar um profissional top performer”, acrescenta o especialista. Para ele, os avanços das plataformas tecnológicas, ao proporcionar fácil usabilidade e entrega complexa de soluções e recursos, traz um custo mais baixo e altas taxas de acerto, o que tem se mostrado bastante atraente para as empresas.