A possibilidade de acessar as informações de ponto de colaboradores externos em tempo real já é uma realidade
Representante comercial, motorista, consultor ou profissionais em home-office, o que todos têm em comum? Com certeza, é o desafio das empresas em fazer a gestão desses profissionais. A ausência de um acompanhamento eficaz pode trazer impacto negativo, como a não realização do serviço, horas extras indevidas, passivos trabalhistas, falta de controle nos custos da empresa e ausência de transparência da jornada de trabalho na prestação de serviços. Mas isso está mudando.
É fato que empresas com dez ou mais funcionários precisam optar por um registro de ponto e a Portaria 373 flexibiliza as formas de captura de ponto alternativas. Ou seja, as empresas que adotam este modelo passam a contar com diferentes formas de registro de ponto: smartphones, tablets ou computadores. Estas são ferramentas que só a tecnologia pode prover e têm simplificando o acompanhamento destes profissionais externos, bem como tornado a gestão mais transparente, eficaz e segura. Com estas tecnologias é possível fazer, por exemplo, a gestão do ponto de colaboradores externos ou com jornada home office.
As ferramentas desenvolvidas para essa finalidade auxiliam a fazer uma gestão estratégica das pessoas nas corporações. A possibilidade de acessar as informações de ponto de colaboradores externos em tempo real é um exemplo disso. Imagine uma situação em que um gestor cuida de uma equipe em várias localidades. Para ele, seria quase impossível fazer a gestão da jornada de trabalho de todas essas pessoas. Mas, como saber se todos chegam no horário ou mesmo cumprem a jornada? Tendo um panorama dessas informações no exato momento em que o funcionário fez o registro, fica mais fácil estabelecer estratégias a fim de resolver situações antes que cheguem a se tornar um problema. Se alguém deixou de ir trabalhar por motivos de saúde, por exemplo, é possível remanejar um outro profissional para assumir o posto.
Além disso, essas ferramentas contam com recursos sofisticados, o que oferece capacidade de segurança e transparência maiores. As mais recentes são as tecnologias de Reconhecimento Facial, no qual o colaborador registra o ponto fazendo algo parecido com uma selfie com a câmera de celular, e o sistema de geolocalização, que marca o local exato no momento da batida de ponto. Ambos os recursos dão mais precisão aos gestores e líderes de que as informações inseridas são realmente fidedignas. Também garantem a segurança dos colaboradores, de que suas informações não são manipuladas, já que o registro eletrônico é confiável.
Os desafios para a gestão da jornada de trabalho externas continuam, só que agora de uma forma menos complicada. As empresas estão saindo do registro no papel e de uma relação sensível baseada exclusivamente na confiança; e estão migrando para opções que permitam flexibilizar a rotina de trabalho e gerir os colaboradores externos facilmente, estreitando a relação empresa-funcionário e levando mais transparência ao dia a dia da corporação.
Pietro Perini, Diretor de Marketing da Ahgora – *Empresa de tecnologia voltada ao desenvolvimento de ferramentas para gestão de acesso, presença e ponto eletrônico.