Tecnologia

Tecnologia será fundamental para superar desafios do coronavírus

O isolamento físico não pode nos distanciar uns dos outros

Vivemos um momento desafiador e sem precedentes no mundo em decorrência do coronavírus. Todos sentem pela primeira vez os impactos de uma pandemia que nos obrigou a repensar os modelos de trabalho, provocou o cancelamento em massa de eventos, restringiu nossa interação e circulação. Palavras como quarentena, confinamento nacional e isolamento social se tornaram parte do nosso dia a dia e se transformaram em memes nas redes sociais.

Dentro deste cenário, acredito que o uso inteligente da tecnologia será importante para superarmos os desafios que o coronavírus nos impõe neste momento e ampliarmos a comunicação e as conexões. E o celular, que já era indispensável e considerado uma extensão da vida das pessoas, terá um papel fundamental para nos aproximar e encurtar as distâncias.

Podemos manter a interação com os colegas do trabalho, realizar videoconferências durante o período de suspensão das aulas, realizar cursos online, acessar a internet para se manterem informadas, fazer compras, realizar atividades físicas, além de se entreterem com séries, filmes, jogos e podcasts para manter a calma e o equilíbrio necessários para seguir em frente.

Opções não faltam. Plataformas de e-commerce estão disponibilizando download de livros gratuitos, operadoras de TV a cabo abriram o sinal de diversos canais para seus assinantes, aplicativos sugerem atividades de desenvolvimento e de recreação para crianças; faculdades nacionais e internacionais oferecem cursos online com certificado; plataformas de jogos eletrônicos oferecem games para afastar o tédio da quarentena, consultorias dão mentoria gratuita para empreendedores lidarem com cenários de instabilidade como o atual, veículos de comunicação liberam acesso de conteúdo gratuito por tempo limitado, entre outras iniciativas.

Ainda não conseguimos prever o desfecho deste período, que ficará marcado na história, mas já é possível refletir sobre a importância da tecnologia e como nós podemos fazer a diferença encontrando soluções e usando a criatividade para o bem comum. Seja na flexibilização com o trabalho remoto, no desenvolvimento de novos aplicativos, na distribuição de conteúdos educativos, e até mesmo na forma como nos conectamos com nossos familiares, amigos e colegas de trabalho.

A mensagem é uma só: o isolamento físico não pode nos distanciar uns dos outros. Devemos ter responsabilidade em nossas comunidades, no compartilhamento de informações, evitando as chamadas “fake news”, que só agravam o sentimento de pânico, e vamos buscar fontes confiáveis para nos atualizar sobre a situação do mundo.

Sigo confiante na evolução da ciência, que tanto contribui para a área da saúde. E nas novas tecnologias que vão surgir e nos auxiliar a superar os desafios atuais. Vamos passar por este período juntos e mais conectados do que nunca. 

Por Thiago Masuchette –  head de produtos da Motorola.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar