Inteligência de dados e Benefícios flexíveis estarão em alta no ano de 2023, segundo especialistas
Os últimos anos foram de mudanças e adaptações para o setor corporativo, principalmente devido aos impactos causados pela pandemia da covid-19. Porém, 2023 promete ser um ano de boas expectativas nas empresas, sobretudo para a área de RH e gestão de pessoas. Pensando nisso, Vandson Cunha, especialista em recursos humanos e sócio-diretor na Bematize, consultoria de benefícios, listou seis tendências e acontecimentos em RH e gestão de pessoas para 2023 para ficar de olho.
Anywhere office
Os novos modelos de trabalho são uma realidade desde 2020, mas devem se mostrar ainda mais fortes em 2023. Por conta disso, diversas formas de contratação irão fazer parte da rotina das empresas. O trabalho “anywhere office”, definido como “escritório em qualquer lugar”, será mais comum no próximo ano. Segundo Vandson, o modelo de trabalho gerará mais contratos de home office, autônomos, parciais, entre outros.
“Nesses dois últimos anos de pandemia, os colaboradores e líderes tiveram que se reinventar com o seu modelo de trabalho, seja por meio de teleconferências ou por meio do modelo híbrido, que mescla a ida ao trabalho presencial e o remoto. Cabe ao RH adaptar-se aos novos processos de trabalho, como o anywhere office, em diferentes tipos de contratações de trabalho”, comenta.
Flexibilidade no horário e autogestão
Assim como surgem novos modelos de contrato, as rotinas de trabalho também devem ser impactadas. Diversas formas de trabalho possibilitam flexibilidade e autogestão no dia a dia dos colaboradores. “É necessário preparar-se para adaptação de novos processos de trabalho, como controlar a flexibilidade no horário e autogestão dos colaboradores, a fim de equilibrar a vida profissional e pessoal, ou autoavaliação de desempenho do colaborador”, argumenta.
Benefícios flexíveis
Uma pesquisa realizada pela Robert Half junto a 358 profissionais revela que, hoje, apenas 19% dos colaboradores podem escolher ou personalizar os seus benefícios, e 67% dos entrevistados gostariam de usufruir de alternativas flexíveis. Para Vandson Cunha, as empresas devem rever a gestão de benefícios atual e flexibilizar opções atrativas ao colaborador.
“Não dá mais para oferecer o mesmo, os colaboradores buscam por novas opções, melhor dizendo, eles desejam escolher o seu benefício. As empresas deverão rever sua gestão de benefícios e oferecer novos produtos periodicamente, se quiserem reter novos talentos nos próximos anos”, explica.
Avanços da inteligência de dados no processo de R&S
Uma das tendências de recursos humanos para 2023 é o avanço do uso da inteligência de dados no processo de recrutamento e seleção, em que a área do RH poderá contar com softwares inteligentes de mapeamento de candidatos, indicando quais os profissionais compatíveis com as vagas. “Essa será uma das tendências que serão exigidas para contratar novos colaboradores e otimizar os processos seletivos”, afirma Cunha.
A Plooral, especializada em recrutamento inteligente e humanizado, é uma HR Tech que caminha nesse sentido. O fundador e CEO Rodrigo Zerlotti acredita que atrair talentos usando os atributos da inteligência de dados é uma tendência que estará em alta a partir do próximo ano, mas fazer com que esse processo não perca a humanização será um grande desafio.
“As novas formas de trabalho impostas pela pandemia contribuíram para a ascensão do processo de atração de talentos online. Creio que, no próximo ano, essa continuará sendo uma tendência para a área, mas o cuidado em manter esse atendimento o mais humanizado e assertivo possível continua sendo um desafio. Contamos com a inteligência de dados para construir um processo de recrutamento e seleção eficaz para o candidato, onde ele não seja eliminado automaticamente pela inteligência, ou tenha que passar por etapas densas e sem a resposta da candidatura. Esse é um momento de avanço para a área, em que temos a tecnologia e a inteligência de dados a nosso favor para nos auxiliar no dia a dia”, explica Zerlotti.
Soft Skills
As softs skills tendem a ser importantes para o desenvolvimento dos colaboradores dentro das empresas. Cunha observa que os líderes e gestores precisam construir novas soluções de avaliações de performance dos colaboradores para chegar ao êxito do trabalho. “As softs skills servem para avaliar as habilidades emocionais dos colaboradores para chegar até o resultado. Para isso, o corpo diretivo precisa olhar essa área como uma possibilidade de desenvolvimento”, pondera o especialista da Bematize.
Bem-estar no trabalho
Não é de hoje que as questões do bem-estar e da saúde mental do colaborador têm sido cada vez mais pautadas nas organizações durante a pandemia da covid-19, exigindo que o RH tenha iniciativas benéficas, com objetivo de potencializar a produtividade no ambiente de trabalho. De acordo com Ronn, os gestores e líderes devem priorizar estratégias que possam favorecer a satisfação dos colaboradores. “Além de implementar ações que possam melhorar a qualidade da entrega de resultados, também pode reduzir o absenteísmo e a rotatividade. Desse modo, oferecer benefícios atrativos ou programas internos em prol da saúde mental das pessoas se tornou uma grande tendência para o RH”, finaliza Vandson Cunha.