As soluções modernas oferecem acesso móvel, permitindo que os funcionários acessem informações e realizem tarefas administrativas de qualquer lugar, garantindo a continuidade das operações sem interrupções.
Por Pedro Pimenta, co-CEO da Pontotel
Nos últimos anos, as plataformas de Gestão de Capital Humano (HCM) têm se transformado em ferramentas essenciais para empresas que buscam otimizar a gestão de pessoas. De acordo com um levantamento realizado pelo WorkTech, em 2024, até agora, foram investidos US$ 2,2 bilhões em tecnologia para RH, retornando aos níveis pré-2021, após um período de declínio em 2022. O setor de HCM foi o que mais recebeu investimentos, motivado pelo interesse em melhorias na qualidade das contratações e eficiência, além de automação e análise de dados para melhorar a experiência do funcionário.
Uma das tendências mais notáveis é a integração da inteligência artificial (IA), que tem sido utilizada para automatizar processos repetitivos, como triagem de currículos e agendamento de entrevistas, permitindo que os profissionais de RH se concentrem em tarefas mais estratégicas. Além disso, ela pode fornecer insights valiosos sobre o desempenho dos funcionários, ajudando a identificar padrões e prever necessidades futuras de treinamento e desenvolvimento. Paralelamente, a análise de dados avançada tem se tornado um componente crucial dessas plataformas, oferecendo ferramentas que permitem às empresas gerenciar e avaliar o desempenho dos funcionários em tempo real, identificando tendências de produtividade, engajamento e satisfação.
Também tem sido um foco crescente no desenvolvimento das plataformas de HCM. Interfaces intuitivas e amigáveis estão se tornando padrão, facilitando o uso por parte dos colaboradores e gestores. A personalização dessas plataformas permite que os usuários adaptem as funcionalidades às suas necessidades específicas, aumentando a eficiência e a satisfação no uso dessas ferramentas.
Com o aumento do trabalho remoto e híbrido, a mobilidade e a acessibilidade das plataformas de HCM tornaram-se cruciais. As soluções modernas oferecem acesso móvel, permitindo que os funcionários acessem informações e realizem tarefas administrativas de qualquer lugar, garantindo a continuidade das operações sem interrupções. Um exemplo seria a adoção de softwares de ponto por aplicativo, que se adaptam tanto aos dias de home-office quanto aos dias presenciais.
Funcionalidades que promovem o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, como programas de bem-estar e oportunidades de aprendizado contínuo, estão se tornando parte integrante dessas soluções. Isso reflete uma mudança de paradigma, onde o sucesso organizacional é visto intrinsecamente ligado ao bem-estar dos funcionários. Nesse contexto, a flexibilidade da jornada de trabalho, viabilizada por meio de uma boa gestão de banco de horas desponta como uma poderosa aliada do gestor de RH e, mais do que isso: estão sendo desenvolvidas para garantir o compliance trabalhista, assegurando que as práticas de gestão de jornada estejam conforme leis e regulamentos.
Ao incorporar inovações tecnológicas e focar na experiência do usuário, essas ferramentas estão auxiliando as empresas a gerenciar seus talentos de maneira mais eficaz e estratégica.