Empresas reconhecidas pela sua diversidade possuem funcionários que são 17% mais engajados.
Colunista Mundo RH, Carol Dias, Diretora de People & Performance de Kraft Heinz Brasil.
Em minha carreira passei por muitos momentos de decisão em que, para além dos dados, números e análises, precisei usar os meus valores como guia.
Tive a sorte de encontrar na Kraft Heinz um ambiente e uma liderança alinhados a esses valores. Isso não só tornou a minha jornada mais fácil, como também abriu caminho para momentos importantes de virada de chave e decisão.
Nos últimos meses, vivi um desses momentos: o lançamento do nosso programa de Trainee. Esse é o nosso principal programa para a criação do pipeline de liderança e eu sabia que tínhamos uma oportunidade fundamental de desenvolver líderes pretos e pardos – não só para a Kraft Heinz, mas para todo o Brasil.
A decisão por um Trainee exclusivo para pessoas autodeclaradas pretas e pardas faz parte do nosso compromisso em liderar com propósito, em ir além do óbvio. Quando questionamos os nossos privilégios seculares e nos movimentamos em direção à uma sociedade mais justa, reforçamos que o impacto social faz parte da essência do negócio.
Os números provaram que essa era a decisão certa. Segundo o Harvard Business Review (2013), empresas reconhecidas como diversas têm funcionários 17% mais engajados. Além disso, dados coletados pela consultoria Hay Group apontam que 75% das pessoas que trabalham em empresas inclusivas veem espaço para inovar.
Mas, mais que os números, o brilho nos olhos de todo o time que havia sonhado e planejado o nosso primeiro Trainee exclusivo me deu a certeza: nós faríamos isso.
Hoje, recebi uma mensagem de uma de nossas lideranças, um homem negro, que me impactou. Essa mensagem dizia: “Treine as pessoas tão bem a ponto de elas estarem preparadas para sair para um emprego melhor. Trate as pessoas tão bem que elas escolham ficar.”
Ele me disse que essa mensagem era um reflexo do trabalho que temos feito na Kraft Heinz, e isso me deixou reflexiva e ainda mais certa do caminho que estamos seguindo.
Liderança, na minha opinião, não é só sobre impactar o negócio.
Embora tenhamos cultivado um negócio sustentável que cresceu duplo dígito nos últimos 5 anos, o sucesso do nosso trabalho está no compromisso genuíno que fizemos há 5 anos (coincidência ou não, o mesmo período em que os resultados começaram a alavancar): queremos criar líderes para a sociedade. E, quando esses líderes escolhem permanecer na Kraft Heinz, é inegável a potência transformadora que trazem para o nosso negócio, pessoas e comunidades.
Esse ano, me orgulho em dizer que a Kraft Heinz Brasil anunciou nosso primeiro Programa Global de Trainee exclusivo para pessoas autodeclaradas pretas e pardas. As inscrições para este programa estão abertas até 26/08, e são destinadas a candidatos com formação superior entre Dez/2022 e Dez/2024.
Uma história que tem muito para ser escrita, mas que reflete a nossa missão de oferecer um ambiente onde cada colaborador pode alcançar seu máximo potencial e cultivar a mudança que queremos enxergar no mundo. Já estou ansiosa pelos talentos que virão e por tantos outros que esses talentos poderão inspirar.