Carreira

Teste vocacional: ferramenta ajuda no processo de escolha do futuro curso

43% das pessoas buscam a ferramenta para descobrir se o resultado é igual ao curso pretendido

Diante da proximidade do ENEM, estudantes de todo Brasil se preparam para os exames que acontecem nas próximas semanas. Dentre as ferramentas que auxiliam na escolha dos cursos está o teste vocacional, questionário que por meio de respostas aponta profissionalmente para quais áreas de formação uma pessoa tem aptidão e perfil. Segundo pesquisa conduzida pela Catho, o recurso ajuda no processo de decisão em 72% dos casos.

Realizada com 280 respondentes, o levantamento também mapeou quais os principais objetivos que levam as pessoas a buscarem o teste como ferramenta de auxílio, tais como: saber se o resultado seria igual ao curso que se pretendia fazer (43%), receber ideias de outros cursos aderentes ao perfil (33%) e não ter ideia de qual curso fazer e precisar de ajuda para a escolha (20%).

Para Fernando Gaiofatto, gerente de Catho Educação, a pesquisa reflete a importância de orientação diante de um momento tão importante: trilhar a própria carreira profissional. O gestor ainda afirma que por meio das respostas do questionário é possível reconhecer os próprios talentos, ter um leque de opções em que se identifique e assim conseguir tomar a decisão mais assertiva possível

“Diante das diversas possibilidades de cursos, bem como o bombardeio constante de informações, fica cada vez mais difícil para o jovem fazer uma escolha que traga satisfação para a vida profissional. É exatamente neste momento que o jovem pode recorrer ao teste vocacional, para verificar interesses e de que forma eles se alinham a traços da nossa personalidade”, afirma o gestor.

Baseada na Teoria das Inteligências Múltiplas, um estudo desenvolvido pelo psicólogo Howard Gardner, o teste da Catho Educação é gratuito e identifica o perfil profissional do respondente entre oito tipos de inteligências. Por meio do recurso é possível alinhar o que se gosta de fazer, bem como as atividades que podem trazer realização pessoal e profissional, ou seja, ele auxilia na descoberta da área de maior afinidade.

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar