O modelo de partnership tem se firmado como uma tendência no mundo corporativo, ajudando grandes e pequenas empresas ao redor do mundo a potencializarem seus resultados. No lugar de modelos tradicionais de gestão, como o piramidal, o partnership aposta no maior nível de entrega dos colaboradores – que passam à posição de acionistas – para acelerar o crescimento do negócio. É o chamado “skin in the game”, termo utilizado no universo dos investidores, mas que também se aplica ao mundo dos empreendedores que colocam a própria “pele em jogo”.
Este é um dos principais mantras da The Bakery, empresa global de inovação corporativa, com atuação em mais de 20 países, que acaba de anunciar a entrada de cinco novos sócios em seu quadro societário. Bianca Pessoa (Head de Marketing e Vendas), Ana Rasera (Diretora dos programas de Saúde da The Bakery), Elisa Honda (Gerente de RH e Finanças), Bruno Prando (Gerente de Projetos) e Daniel Simões (Estrategista) são os primeiros colaboradores a se tornarem sócios da empresa.
A novidade vem na esteira de um ano de forte crescimento e conquistas para a The Bakery, que triplicou seu faturamento em 2021, conquistou o selo Great Place to Work e aumentou a equipe em 200%. Com o quadro societário mais robusto, a expectativa é crescer 300% em 2022 e expandir a operação para novos territórios, como a América Latina – onde já tem presença no México. Os novos sócios também ajudarão na diversificação do portfólio de projetos, principalmente atuando no reforço das frentes de Corporate Venture Capital e Corporate Venture Building, estratégicas para a The Bakery e nas quais vem se tornando referência no mercado.
Adepta de uma estrutura organizacional horizontal, a ideia vinha sendo estudada desde a fundação da unidade brasileira da empresa britânica. “Estamos há quase cinco anos no mercado brasileiro e, desde o começo, sabíamos que precisávamos trazer algumas pessoas do time para empreenderem conosco para alcançar nossas metas de crescimento e expansão. A proposta é investir cada vez mais neste modelo nos próximos anos”, ressalta o sócio e cofundador Felipe Novaes, que iniciou, em 2017, a The Bakery no Brasil junto com o sócio Marcone Siqueira.
Empreendendo na prática
Além de alavancar o crescimento, a estratégia por trás da adoção do partnership é, também, reter talentos e engajar os colaboradores na busca pela máxima performance. Pesquisa realizada pela Gallup já revelou que profissionais engajados apresentam um desempenho até 147% melhor. Para Siqueira, esta é a melhor forma de uma empresa crescer com excelência e qualidade. “Selecionar nossos melhores talentos para vestir a camisa junto conosco faz a diferença nos negócios e projetos que entregamos. Somos um time de empreendedores que faz a inovação acontecer nas grandes empresas. Mas não basta identificar quem tem o perfil empreendedor na equipe. É preciso colocar essas pessoas nesta posição, de fato”, ressalta.
O processo de seleção levou em conta a veia empreendedora dos novos sócios, a performance e o alinhamento de cada um aos valores e objetivos da empresa. “Multiplicar os sócios também faz parte de um processo de manutenção da cultura e qualidade da equipe”, acrescenta Siqueira.