No dia 21 de setembro, a campanha de conscientização sobre o retinoblastoma terá atividades em diversos shoppings de São Paulo, com a presença do casal e de profissionais da saúde.
A terceira edição da campanha “De Olho nos Olhinhos”, idealizada pelos jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin, acontecerá no próximo dia 21 de setembro, com ações de conscientização sobre o retinoblastoma em diversos shoppings de São Paulo e outras cidades do estado. O evento, que tem como objetivo alertar sobre os sinais e sintomas desse tipo de câncer ocular que afeta crianças de 0 a 5 anos, contará com a presença do casal no Shopping Eldorado, em São Paulo, e no Shopping Taboão, em Taboão da Serra, para conversas com o público.
Além das participações presenciais, médicos voluntários e outros profissionais da saúde estarão em ação nos shoppings Eldorado, Villa Lobos, Campo Limpo, Plaza Sul e Jardim Sul, em São Paulo, e em cidades como Campinas, Franca, Bauru, Piracicaba, Araçatuba e Barueri. Os horários e endereços completos dos eventos estão disponíveis no site oficial da campanha: bit.ly/deolhonosolhinhos24.
Conscientização e diagnóstico precoce
A campanha “De Olho nos Olhinhos” nasceu após o diagnóstico de retinoblastoma da filha do casal, Lua, que foi descoberto tardiamente, quando a doença já estava em um estágio avançado. Desde então, Tiago e Daiana transformaram a experiência pessoal em um movimento de conscientização que já impactou mais de 150 milhões de brasileiros. O objetivo é fazer com que outras famílias possam identificar os sinais da doença precocemente, aumentando as chances de cura, que podem chegar a 90% quando o tratamento é iniciado a tempo.
“Queremos que as famílias cheguem ao diagnóstico mais cedo do que nós conseguimos com nossa filha. A informação é essencial para que todos fiquem de olho nos olhinhos das crianças”, destaca Tiago Leifert. Daiana Garbin reforça a importância de prestar atenção a sinais como o reflexo branco nos olhos, conhecido como “olho de gato”, e o estrabismo, que podem indicar não só o retinoblastoma, mas também outras doenças oculares.
Retinoblastoma: sinais e tratamento
O retinoblastoma é um câncer ocular raro, mas agressivo, e seus sinais mais comuns incluem a leucocoria, ou “olho de gato”, visível em fotos com flash, tremores nos olhos e o desvio ocular (estrabismo). A Dra. Carla Macedo, oncologista pediátrica do GRAACC, alerta que, quando o tumor é detectado precocemente, a chance de cura é de 90%. No entanto, casos avançados que evoluem para fora do olho podem resultar em metástases e riscos à vida da criança. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento integral e gratuito para a doença, incluindo a realização do Teste do Reflexo Vermelho (TRV), conhecido como teste do olhinho, fundamental para o diagnóstico precoce.
Crescimento da campanha em 2024
Neste ano, a campanha expandiu sua presença em todos os estados brasileiros, com o apoio de grandes parceiros como RD Saúde, Genesis Genomics, Johnson & Johnson, e ALLOS. O mascote Flash, um gato que simboliza o principal sintoma do retinoblastoma, será destaque nos materiais informativos distribuídos ao público e à comunidade médica.
A campanha também conta com a veiculação de vídeos e informações em mais de 10 mil telas distribuídas em transportes públicos, farmácias, shoppings e espaços comerciais por todo o Brasil, além da participação de Tiago e Daiana em eventos como a iluminação do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, em parceria com a TUCCA – Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer.
Serviço:
Campanha De Olho nos Olhinhos 2024 – Mobilização Nacional
Data: 21 de setembro
Horários e locais: bit.ly/deolhonosolhinhos24
Shoppings com participação de Tiago Leifert e Daiana Garbin:
- Shopping Eldorado (São Paulo/SP): 15h às 16h30
- Shopping Taboão (Taboão da Serra/SP): 11h às 12h30
Site da campanha: www.deolhonosolhinhos.org
Contato para dúvidas e suspeitas de retinoblastoma: ajuda@deolhonosolhinhos.org