Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a TIM reuniu as empresas que fazem parte do projeto Mulheres Positivas em uma grande “feira virtual de empregabilidade”. De 7 a 11 de março, estarão disponíveis mais de 200 vagas, além de cursos e workshops para apoiar as mulheres em seu desenvolvimento pessoal e profissional.
As oportunidades são para diversos níveis profissionais, em todas as regiões do Brasil. Há vagas em nas áreas Administrativa, Comercial, Finanças, Atendimento ao Cliente, Tecnologia da Informação, Engenharia, Operações e Logística, dentre outras. Toda a programação da semana foi desenvolvida junto com as empresas participantes do projeto: já são 54 companhias de diferentes setores comprometidas em ampliar a participação das brasileiras no mercado de trabalho.
“Nos orgulhamos da mobilização que iniciamos para que cada vez mais mulheres tenham oportunidades no mercado de trabalho e no seu cotidiano pessoal”, comenta Maria Antonietta Russo, VP de Recursos Humanos da TIM. A executiva destaca que a mais recente Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE, divulgada no fim de fevereiro, mostrou que a taxa de desemprego entre as mulheres é de 13,9% – enquanto, entre os homens, é de 9%. “A pandemia acentuou as desigualdades sociais e de gênero. Queremos contribuir para transformar essa realidade, indo além da oferta de empregos. Todas as empresas que estão conosco no projeto Mulheres Positivas entendem a urgência da promoção também de ações de capacitação, que contribuam para o desenvolvimento pessoal e de carreira”, ressalta.
Para participar das ações da Semana e conferir as vagas de emprego, basta acessar a página criada especialmente para a iniciativa e se inscrever. Nas ações de capacitação, os temas vão desde educação financeira, marketing pessoal, habilidades e carreiras do futuro até preparação para entrevistas de emprego, planejamento de tempo, empreendedorismo e informática.
O hotsite também traz o link para download gratuito do aplicativo Mulheres Positivas, criado pela empresária Fabi Saad, que funciona como uma plataforma digital para apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres. Além da divulgação de vagas de trabalho das empresas parceiras, o app traz cursos de capacitação também disponibilizados pelas companhias participantes. O acesso aos cursos e vagas é gratuito para toda a sociedade e clientes TIM navegam sem consumir seu pacote de dados. Para a semana do Dia Internacional da Mulher, o app passou por atualização, ganhando melhor navegabilidade e mais funções. Nos próximos meses, contará com mais novidades, como podcast e clube de benefícios.
Empresas participantes
Accenture; adidas; Almaviva do Brasil; Alpitel Brasil; Always; American Tower; Ampli; Aon; Assaí Atacadista; Baker Hughes; Bemobi; BETC HAVAS; Between do Brasil; Bradesco; C6 Bank; Catho; CMI Business Transformation; Dell Technologies; Degoothi Consulting; Elera; EloGroup; Enel; Energisa; Ericsson; Escola NewMe; Exprivia; Generali; Grupo FSB; Grupo HOPE; Highline; HP Brasil, Huawei; InfoJobs; Italtel; LIQ; Microsoft; Nokia; O Boticário; Oi; Oracle; Ornare; Pirelli; SIAE Microelettronica; Smart Fit; Stellantis; Surf Telecom; Technicolor; Telebit; TIM; Top2You; Valtellina; Via; WeWork; XP Investimentos; Youtility.
Ações para o Mês da Mulher
Além de lançar a Semana da Empregabilidade e liderar ações do movimento Mulheres Positivas, que incluem a entrada de novas empresas e a promoção do Prêmio Mulheres Positivas, a TIM anuncia ainda uma parceria com o Instituto Avon focada no apoio e acolhimento de mulheres em situação de violência. A iniciativa está conectada com a adesão da TIM à Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas, em novembro de 2021.
A operadora terá ainda uma ampla campanha em suas redes sociais com o mote “Imagine que é possível ser ouvida”, além de promover mais uma edição do bate-papo virtual TIM Convida, dessa vez sobre caminhos para o enfrentamento à violência contra mulheres. Internamente, a companhia tem o programa “Respeito gera respeito”, que busca promover um ambiente de trabalho mais seguro e livre de discriminação e lançará em breve um serviço diferenciado de apoio psicológico para as colaboradoras.
Vale ressaltar que a TIM está no Índice de Equidade de Gênero da Bloomberg e lidera, entre as empresas do Brasil e do setor de telecom mundial, o Refinitiv Diversity & Inclusion Index, que mede o desempenho de mais de 11 mil companhias do planeta com base em iniciativas de diversidade, inclusão, e desenvolvimento de carreiras.