Com a crescente de tendências, como a do anywhere office, termo que define o modelo de trabalho no qual o colaborador exerce sua função de qualquer lugar, surgem novos desafios. No padrão tradicional corporativo, é possível demonstrar pessoalmente a dedicação, empenho e evolução, mas a verdade é que, mesmo a distância, os gestores seguem analisando a energia e motivação dos funcionários.
Por isso, Cristiano Soares, country manager da Deel no Brasil, startup global na área de gestão de pagamentos e contratos para times internacionais, reúne recomendações para se destacar trabalhando remotamente.
- Tenha uma rotina
É fundamental estabelecer uma rotina diária para executar as atividades e definir algumas pausas ao longo do dia. Dessa forma, é possível ter mais clareza em relação às suas prioridades e tarefas. “Tente planejar sua semana e horários com antecedência e documente o andamento”, pontua Cristiano Soares, country manager do Brasil da Deel.
- Cuidado com as distrações
As redes sociais e o ambiente de casa podem se tornar grandes vilãs e sabotar sua produtividade. Então, procure ficar longe do celular, se o aparelho não for utilizado para o trabalho, para melhorar o foco, e deixe a seu alcance todos os materiais que precisar. “Alguns métodos de concentração como técnica pomodoro e regra dos cinco minutos podem ser eficazes e turbinar seu desempenho. Além disso, tente estipular horários específicos para checar as redes sociais”, afirma o executivo.
- Se conecte
Segundo Cristiano, a conexão humana é um fator primordial para o bem-estar e produtividade. Portanto, esteja presente nos encontros virtuais, que visam aproximar os colaboradores da empresa. É importante destacar que os papos não precisam, necessariamente, estar atrelados ao trabalho.
- Defina metas
Além da rotina, é importante elencar pequenas metas alcançáveis, pois conforme são cumpridas, geram a sensação de vitória e garantem que a motivação continue em dia. “Cumprir uma atividade ou superar um desafio ativa a área de compensação do cérebro e impulsiona o desenvolvimento profissional”, finaliza Soares.