A aposta em um modelo de trabalho que envolva tecnologia, priorize a satisfação dos funcionários e garanta maior agilidade nos negócios é uma postura fundamental para um futuro bem-sucedido. Esse investimento envolverá repensar na necessidade do local de trabalho, ferramentas para desempenhar as tarefas de forma eficaz e novos fluxos de trabalho digitais que agregam valor às operações.
Não se trata de algo simples e imediato. Uma vez estabelecida a separação dos trabalhadores de seus locais de trabalho, empresas precisarão avaliar como os escritórios estão e como eles funcionam com menos mesas e com mais ênfase em espaços de trabalho colaborativos, salas de reunião que atendam necessidades tanto de presença virtual quanto de presença física, além de áreas de foco individuais projetadas para serem zonas livres de distração.
Nesta forma de trabalhar, as empresas provavelmente também precisarão de menos espaço físico, algo benéfico em termos de orçamento. Tanto o RH quanto a TI terão um grande papel a desempenhar na facilitação de uma abordagem estratégica que ofereça uma visão clara a fim de beneficiar tanto as necessidades fundamentais dos negócios quanto as experiências dos funcionários.
Sendo assim, uma maior colaboração entre TI, RH e funcionários ajudará a construir mais empatia entre os setores e melhor apoiar a adoção de novas tecnologias bem como processos, enquanto os parceiros de tecnologia que podem fornecer infraestrutura digital inovadora serão cruciais para maximizar novas oportunidades e ajudar a otimizar novos fluxos de trabalho.
Adicionalmente, vale destacar que à medida que as empresas se tornam mais proficientes e confortáveis com uma força de trabalho remota, as oportunidades de contratação fora das regiões e dos países de origem também passarão a ser mais realistas. Isso porque as empresas terão mais oportunidades de atrair talentos globais diversificados muitas vezes escassos na região.
Por outro lado, com uma crescente força de trabalho digital, muitas vezes em vários locais geográficos, a construção e a manutenção da cultura da empresa ficam mais complexas. Para isso, profissionais de RH precisarão estar mais envolvidos em um nível de planejamento estratégico para ajudar a garantir que os valores da empresa sejam respeitados e que as práticas padrão sejam amplamente adotadas.
Um novo código de conduta também precisará ser revisto à medida que os ambientes de trabalho evoluem e os funcionários tendem a passar menos tempo na empresa. Igualmente importante será realizar um planejamento estratégico de como as empresas lidam com possíveis interrupções e contigenciamento de negócios.
Portanto, o aumento da colaboração garantira que tanto as ferramentas digitais quanto os novos processos de trabalho ao seu redor coloquem as empresas em uma posição forte para reagir às mudanças nas perspectivas dos negócios com rapidez e inteligência. Esse aumento da colaboração beneficiará diretamente os funcionários, pois os insights sobre como eles usam o novo espaço de trabalho digital ajudarão a melhorar a experiência geral dos trabalhadores.
Com acesso a melhores ferramentas, os trabalhadores podem atuar de forma mais eficiente. Ajudando a transformar o espaço de trabalho digital em realidade, os funcionários terão a oportunidade de atingir um equilíbrio e melhor proveito entre a vida profissional e pessoal.
Por Luciana Pinheiro – diretora de vendas da Citrix Brasil.