Fusion Teams: Reinventando a jornada digital dos profissionais de linha de frente
João Labre é diretor de TI da Beyondsoft Brasil
Com o avanço dos modelos de negócios das startups, focadas na agilidade, o modelo de trabalho Fusion Teams ou Squad vem crescendo e se popularizando. Negócios de sucesso e empresas emergentes apontam esta metodologia como responsável por extrair o máximo de produtividade e desempenho de seus colaboradores. Desta forma, o desenvolvimento não está mais restrito apenas aos programadores profissionais, mas sim a um grupo de colaboradores que trazem experiências diversas e, por meio do low code, agregam inovação ao resultado.
Equipes multidisciplinares são formadas por pessoas que trabalham autonomamente em projetos, envolvendo colaboradores de diferentes setores. Essas equipes não devem se restringir apenas àqueles que trabalham no escritório (information workers), mas também incluir os mais de 2 bilhões de profissionais atuantes na linha de frente (frontline workers) em todo o mundo, que necessitam conectar-se e colaborar com suas organizações.
O fusion team é um exemplo de equipe multidisciplinar com autonomia como característica principal. Nestas equipes, há membros que não possuem experiência em programação, mas contribuem para a criação de softwares com seu conhecimento organizacional, usando uma plataforma Low Code, e adotando soluções digitais em seus projetos.
O treinamento correto dos profissionais de linha de frente para o uso das novas tecnologias e a adoção de um plano gradual são cruciais para minimizar a resistência à mudança. Também é fundamental monitorar o desempenho das equipes e da infraestrutura implementada, ajustando pontos de melhoria conforme necessário.
A implementação bem-sucedida da inovação digital para profissionais de linha de frente por meio de Fusion Teams pode trazer benefícios significativos, como aumento da eficiência operacional, maior segurança no ambiente de trabalho, melhor comunicação e maior satisfação dos colaboradores. É uma relação ganha-ganha: a empresa se beneficia com o aumento da produtividade e retenção de talentos, enquanto os colaboradores são motivados pelos desafios e participam ativamente dos processos de inovação.