Dado todo o contexto da transformação digital, para onde você quer levar sua empresa? Com quem deve contar para chegar até lá? Quais valores vale a pena manter, e o que merece ser descartado? Para começo de conversa, quais os primeiros passos? Partindo de perguntas como essas, Antonio Salvador e Daniel Castello, profissionais com bagagem de organizações como Grupo Pão de Açúcar, HP, IBM, PwC, ADP Brasil, Endeavor e anos de experiência em gestão de times e recursos humanos, no mundo corporativo e de scale-ups, lançam Transformação Digital – uma jornada que vai muito além da tecnologia (Atelier de Conteúdo, 2020).
O livro é fruto de um trabalho empírico e rigoroso, orientado para a vida real. Foi construído a partir da análise profunda de cases de fracasso e sucesso e testemunhos de líderes, diretores de RH e consultores de empresas nacionais e internacionais. “Nosso objetivo é fornecer um guia para gestores e organizações envolvidos em processos de disrupção e inovação, em especial para as empresas tradicionais”, diz Salvador. Um dos esforços dos autores nesse sentido foi o de traduzir termos da moda e jargões para um linguajar simples, a partir de exemplos práticos. “Transformação digital já é uma expressão que deixa as pessoas desconfortáveis. Explicamos, de maneira simples, como a estratégia, a construção de competências e a cultura se articulam dentro deste processo.”
“O grande problema da inovação é cultural, e não tecnológico”, diz Ronaldo Iabrudi, ex- CEO de Telemar, Magnesita, vice-chairman do GPA e um dos executivos entrevistados para o livro. Foi ao longo de sua trajetória no Pão de Açúcar que conheceu Salvador. “A transformação digital é, sobretudo, você fazer o cara com 30 anos de barriga no balcão se comunicar de forma diferente e entender que precisa mudar processos.”
“Que a transformação digital cria certo desconforto, não tenha dúvida. PREPARE-SE! Em vez de dor de cabeça, causará curiosidade, questionamento, reflexão e, espero, o desejo e a coragem de mudar. De tomar as decisões necessárias para iniciar o processo de transformação em você e na cultura da sua empresa, antes que seja tarde demais.
Antonio Salvador e Daniel Castello mencionam, logo na introdução, uma bela metáfora com a Esquadrilha da Fumaça, quando um passageiro pode ouvir a ordem de comando ‘Ejete’ como um imperativo para sair de uma aeronave em perigo. Permitam-me complementar sugerindo que você aperte a tecla ‘Reset’ na sua vida, família, carreira, empresa. Mas atenção: não estou falando de ‘Delete’ nem de ‘Ctr-Alt-Del’. Em vez de apagar, ressignifique. O passado e a história são componentes importantes na nossa trajetória como fontes de aprendizado contínuo”, escreve no prefácio do livro César Souza, presidente do Grupo Empreenda, consultor, criador de diversos innovation hubs em diferentes negócios e membro associado do BR Angels, grupo investidor em startups.
O repertório que Salvador e Castello acumulam em tecnologia e gestão possibilitou que derrubassem, a partir da análise de fatos e dezenas de entrevistas, mitos e preconceitos sobre o tema da transformação digital. Gerdau, Pão de Açúcar, Natura, AB Inbev, Quinto Andar e Magazine Luiza, são algumas das empresas que balizam as reflexões e análises da obra, que traz lições de como empresas que partiram para o digital, fazem a gestão de seus times, organizam a equipe e os aprendizados que ficaram ao longo da jornada.
“É muito fácil só enxergar a ponta do iceberg quando falamos sobre as mudanças de empresas na transformação digital. Nosso objetivo é trazer profundidade à discussão, com casos práticos de startups e de grandes corporações que trazem ensinamentos.”, diz Castello.
Os autores
Escrito por Antonio Salvador e Daniel Castello, Transformação Digital – uma jornada que vai muito além da tecnologia, é destinado a gestores de empresas envolvidos em processos de disrupção e inovação. Donos de vasta experiência em tecnologia e gestão, os autores derrubam mitos e preconceitos sobre a transformação digital, trazendo exemplos e testemunhos de grandes organizações scale-ups e consultores. Uma análise empírica e rigorosa, junto a exemplos práticos, de como empresas fizeram a transição para se tornarem negócios digitais, encontrando desde novos modelos de remuneração às vantagens competitivas da diversidade e da sustentabilidade no meio do caminho.