Quantas vezes ouvimos de nossos colaboradores e até de nós mesmos, que o nosso grande inimigo para realizar tarefas é o tempo? Este é um dos principais desafios de um gestor também quando se pensa em Transformação Digital. De acordo com um artigo que li recentemente na Revista de Administração Contemporânea, investimentos em tecnologia possibilitam que as pessoas planejem e agilizem processos de tomadas de decisão em relação a todas as etapas de controle e armazenamento de informações.
Se também levarmos em conta que além disso é necessário ter mais organização para sermos cada vez mais eficientes, pensamos automaticamente em como as ferramentas que encontramos disponíveis no mercado podem nos ajudar com isso. Hoje, de fato, não temos mais tanto “tempo”, por isso necessitamos de acesso a conteúdos, vídeos, fotos, documentos e contatos de forma cada vez mais rápida e fácil.
Acompanho empresas como a Microsoft, por exemplo, que conta hoje com Teams, no qual é possível por exemplo fazer conferências com até 10 mil pessoas. Atualmente, tem cerca de 20 milhões de usuários ativos diariamente. A plataforma é hub de comunicação, que além de possuir vários aplicativos de mensageria em um só lugar, também auxilia na produção de relatórios por meio do Business Analytics. Como a própria Microsoft cita, é “espaço de trabalho baseado em um chat que integra todas as pessoas, os conteúdos e as ferramentas da equipe para melhorar o engajamento e ser mais eficaz”.
Não podemos negar que o ambiente virtual transformou a forma de trabalhar dos setores de vendas, e este caminho, para juntar a produtividade com as novas tecnologias, deve ser priorizado como um dos pilares das empresas – não se atendo apenas as áreas de TI ou de inovação – ao contrário ele é imprescindível em todo ecossistema da organização. Imagina apresentar uma proposta para um cliente com todos os arquivos conectados e de fácil acesso?
Não há uma área que não será atingida pela Transformação Digital: vendas, marketing, finanças, contabilidade, gestão de projetos, atendimento ao cliente, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos e indústria são setores que poderão ser conectados para que seus integrantes se comuniquem em tempo real.
Explorar todas as funcionalidades das plataformas auxilia a redução de equívocos e falhas na execução de processos, além de claro, tornar a comunicação mais assertiva. E o melhor caminho para construir e solidificar uma marca é buscar uma consultoria especializada em Transformação Digital.
Por Max Camargo, Diretor de Vendas da Solo Network