Transforme seus sonhos em ações concretas

Aprendi que devemos traçar uma estratégia, e ela passa por planejamento, relacionamento, disciplina e esforço

Transforme seus sonhos em ações concretas

Começo este artigo com minha definição do que são sonhos: sonhos são o princípio de querer conquistar algo pessoal ou profissional, pequeno, médio ou grande, simples ou complexo, algo que te fará muito feliz. Para realizar um sonho, muitas habilidades serão requeridas, e você precisa criar sua lista de desejos sabendo que enfrentará desafios, obstáculos, e precisará ter muito esforço, determinação, disciplina para superar e vencer!

Aos 15 anos, meu maior sonho era ser uma executiva de sucesso. Para isso, elenquei objetivos que me ajudariam a alcançar o que eu queria. Entrei no mundo corporativo aos 17 anos, fui fazer aulas de inglês e cursar administração de empresas. Tudo em prol de um único objetivo. Ao longo dos anos, pude realizar outros sonhos, como ter um carro, viajar para a Europa e comprar uma casa para os meus pais. Qual o segredo?

Aprendi que devemos traçar uma estratégia, e ela passa por planejamento, relacionamento, disciplina e esforço, e no fim certamente você terá motivos para comemorar, agradecer.  Nesse aspecto, ressalto que um planejamento se faz sabendo que haverá obstáculos, vontade de desistir e imprevistos pelo caminho traçado.  Faça uma lista de tudo o que quer realizar, depois faça outra lista com tudo que está fazendo atualmente e compare as duas, faça os ajustes necessários para que você possa ter orgulho de você mesmo.

Transforme seus sonhos em ações concretas

Um aspecto muito interessante do ser humano é que ele não se contenta com um único sonho. Sempre quer mais para continuar evoluindo. O mais recente foi meu plano de viajar para a África com duas amigas para conhecer elefantes selvagens, animais pelos quais sou fascinada desde a infância.

Para poder realizar esse sonho, tivemos de nos planejar para cobrir todos os detalhes da viagem e nos organizar financeiramente. E, mesmo assim, imprevistos aconteceram. No programa de viagem constava Uganda, já que uma das amigas sonhava em conhecer gorilas. Respeitando os sonhos de todas, partimos para a aventura. Confesso que, para enfrentar uma caminhada de horas, mata adentro, 3 mil metros de altitude e encontrar gorilas, precisei de muita coragem.  Toda essa experiência me fez criar uma metáfora para a vida… quais gorilas você deve enfrentar para chegar até seus elefantes?

Os desafios podem trazer medo e incerteza, mas isso não pode ser um empecilho na realização dos seus objetivos. Há muito mais pessoas que desistem sem ter tentado do que pessoas que fracassaram. Obstáculos nos fazem mais fortes e inspiram mudanças positivas. Faça dos seus sonhos seus objetivos. Lembre-se: o que não te desafia não te faz mudar.

Por Elaine Póvoas,  diretora de Alianças e Marketing na Service IT