Qualidade de vidaSaúde

Transtornos mentais já afetam a maioria dos trabalhadores brasileiros

Os RHs precisam estar focados em promover o bem-estar e qualidade de vida dos funcionários

Os transtornos mentais estão entre os principais problemas de saúde identificados entre trabalhadores que procuram auxílio nos programas de Employee Assistance Program (EAP). Um levantamento da Optum, empresa do grupo United Health Group (UHG) especializada em análise de dados e de gestão de serviços de saúde, revela que em 2017, 32,92% dos 32,5 mil colaboradores que passaram pelo Employee Assistance Program (EAP) da Optum estavam com algum transtorno (ansiedade, estresse, depressão e outros males da saúde).

Transtorno mental e comportamental, motivado por depressão, estresse, ansiedade, ou outra causa, reflete na saúde do trabalhador, na sua capacidade de realizar as atividades profissionais e na sua motivação, de acordo com a gerente de operações de bem-estar da Optum, Carmem Cremonezi.

Os dados mostram também que os trabalhadores de 30 a 39 são os que mais procuram ajuda nos programas para resolver questões pessoas ou relacionadas ao ambiente de trabalho.

Os RHs estão focados em promover o bem-estar e qualidade de vida dos funcionários e o EAP não trata somente de problemas diários, mas também de outros problemas particulares que interferem na produtividade. Por exemplo, dificuldades financeiras, problemas familiares, abuso de álcool e outras drogas que causam estresse demasiado e até afastamentos.

Os dados do levantamento refletem os mais recentes estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e outros órgãos que tratam de questões relacionadas à saúde. Segundo a OMS, até 2020, a depressão será a maior causa de afastamento do trabalho no mundo. No Brasil, 48% dos afastamentos dos trabalhadores por mais de 15 dias já são decorrentes de algum transtorno mental, sendo a depressão o principal deles como mostra um estudo da Universidade de Brasília (UnB), em parceria com Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios