A iniciativa visa estruturar as ações de treinamento, buscando potencializar a capacitação técnica e a produtividade dos colaboradores
Implantação pela concessionária de um Centro de Treinamento para reter e disseminar os conhecimentos críticos do negócio, contribuindo para a eficiência operacional, excelência na prestação de serviço e satisfação do cliente.
O projeto Saber+ foi implantado em novembro de 2014 com o principal objetivo de organizar e disseminar entre os colaboradores da concessionária ViaQuatro o conhecimento adquirido nos mais de 10 anos de operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo.
A iniciativa visa estruturar as ações de treinamento, buscando potencializar a capacitação técnica e a produtividade dos colaboradores, garantindo a disseminação e perenidade dos conhecimentos críticos dos processos relacionados à operação, atendimento e manutenção, aprimorando as competências técnicas, visando sustentabilidade do negócio e seu crescimento.
O Saber + é dividido em três subáreas:
- Soluções educacionais
Responsável por estratégia educacional, elaborar os cursos
- Logística
Responsável pela gestão de aplicação das ações de desenvolvimento; formação das turmas; preparação dos materiais
- Qualidade
Acompanhar e avaliar a efetividade dos treinamentos e identificar necessidade de ajustes no material
Com apoio de uma equipe multidisciplinar que reúne conteudistas, instrutores, analistas educacionais, designers gráficos e instrucionais, foi estruturada a trilha de aprendizagem dos colaboradores de Atendimento e Manutenção e produzido vasto material de apoio.
Com o desenvolvimento e evolução do projeto, o Saber+ possui uma equipe própria com 14 colaboradores, que atuam em parceria com outros 145 multiplicadores de diversas áreas, e contam com o apoio da área de Tecnologia da Informação nos assuntos referentes à plataforma educacional.
Além da capacitação técnica, o Saber+ aplica cursos comportamentais, como Inteligência Emocional, Tomada de Decisão e Atendimento ao Cliente. Com programação dinâmica e metodologias diferenciadas, os conteúdos são apresentados em formatos online e presenciais, abrangendo teoria e atividades práticas, como visitas técnicas, práticas operacionais e simulações.
Já foram aplicados 155 treinamentos aos colaboradores sobre vários temas dos processos relacionados à operação e à manutenção da Linha, dos trens e demais temas técnicos que compõem a atividade metroviária.
Até o momento, 1.377 colaboradores foram capacitados, com a formação de 812 turmas de treinamento.
O projeto trouxe ganho financeiro. Com a internalização da equipe e dos programas de treinamento evitou-se a contratação de fornecedores externos, o que gerou economia de US$ 1.168.818,84 (R$ 4.826.871,17) nos últimos três anos. Portanto, em 4 anos, foi possível obter o retorno sobre o valor investido.
A formação e a reciclagem dos colaboradores da ViaQuatro contribuem essencialmente na percepção positiva dos 750 mil passageiros diários da Linha 4-Amarela.
Inicialmente, os treinamentos eram 100% presenciais, e com a evolução do projeto, hoje 83% são nos formatos blended ou online, reduzindo o impacto de deslocamento e ausência dos colaboradores nos postos de trabalho.