A pandemia do novo coronavírus levou muitas empresas e profissionais a se adaptarem à situação e, ainda assim, milhares de empregos foram perdidos. Segundo dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o Brasil perdeu mais de 1 milhão de postos de trabalho . Contudo, algumas áreas ganharam mais espaço, como gestão de mídias sociais, profissionais de cibersegurança e profissionais da saúde mental, por exemplo.
Diante deste cenário, não surpreende que as pessoas tenham parado para refletir sobre suas trajetórias profissionais e que o desejo de se reinventar tenha surgido. Foi o que aconteceu com as fundadoras da Agência ICB, Barbara Roma e Neemat Eid, mesmo antes da pandemia. A primeira dava aulas de história e a segunda trabalhava com marketing, em grandes corporações.
No início do ano, decidiram se unir e fundar uma agência com foco em renovação e qualificação profissional, com o objetivo de auxiliar pessoas que também buscam por uma mudança. O objetivo da empresa é capacitar cerca de 30 mil pessoas nos próximos cinco anos. Por isso, selecionamos abaixo duas dicas das sócias, que podem ajudar quem quer mudar de profissão em 2021, e uma dica extra da idealizadora do projeto “Aceleradora de Carreiras”, do Grupo Mulheres do Brasil , Mayra Castro, que inventou sua própria profissão.
Autoconhecimento
“Busque um autoconhecimento pessoal e de habilidades, seja com assessments pagos ou conselho profissional, entenda mais sobre a área de interesse que possa surgir a partir daí. Se possível, tenha alguma experiência na área como observador/contribuidor/freelancer e aposente as ideias fixas sobre sua carreira antiga, para abraçar as novas. A maior dificuldade não é adquirir habilidade para essa nova carreira, é desapegar da antiga e perceber que ela não funciona mais pra você”. Barbara Roma, sócia fundadora da Agência ICB .
Se o que você quer ainda não existe, use o que você já sabe para criar algo novo
“Eu criei a minha própria profissão, designer de conexões, baseada na minha identidade e valores, para que eu pudesse congregar toda a minha experiência de vida e profissional. Designer de conexões e parcerias é a habilidade de transformar relacionamento em projetos e resultados. Por trás disso, existe uma metodologia pautada em coisas que acredito, tais como, jogos cooperativos de Teoria dos Jogos, inteligência coletiva (mastermind), ganha-ganha e todo meu expertise de mais de 10 de experiência em parcerias internacionais, design de projetos, liderança de equipe e tradução cultural. É totalmente possível”. Mayra Castro, designer de conexões e idealizadora do projeto “Aceleradora de Carreiras” do grupo Mulheres do Brasil .
Invista no seu marketing pessoal e trabalhe suas soft skills
O ano de 2020 foi um grande catalisador de mudanças no mercado de trabalho. Com o avanço da automação e redesenho de muitos escopos de trabalho, cada pessoa passará a ser avaliada pelas mais diferentes habilidades, que vão além das habilidades técnicas para cada cargo ou função. Portanto, trabalhe muito bem suas soft skills, ou seja, habilidades comportamentais como a gestão do tempo, comunicação e escuta e o seu marketing pessoal. Esses são dois fatores chaves de sucesso em uma transição ou mudança de carreira”. Neemate Eid, sócia fundadora da Agência ICB .