Negócios

Três dicas para utilizar melhor o seu dinheiro em 2020

Três dicas para utilizar melhor o seu dinheiro em 2020

2019 está terminando e, segundo levantamento do 7waves, aplicativo que ajuda as pessoas a definirem metas e atingirem seus objetivos de vida, quitar dívidas é o principal objetivo dos brasileiros no próximo ano. Com mais da metade da população endividada, educação financeira foi um assunto muito discutido este ano. Existem diversas maneiras de aproveitar melhor o dinheiro e, em meio ao aumento de gastos com as festas de fim de ano e o pagamento de impostos e obrigações no primeiro bimestre, o mês de dezembro é um bom momento para repensar as finanças. Pensando nisso, a Conta Black, fintech focada em promover acesso a serviços financeiros para a população desbancarizada, listou três dicas para organizar melhor as finanças em 2020. Confira:

Estabeleça prioridades
De modo geral, a chegada de um novo ano sempre acaba nos motivando a fazer um balanço pessoal. Aproveite para colocar as finanças nessa revisão e estabeleça prioridades também para onde e como seu dinheiro é gasto. Considerando toda a sua renda mensal, defina quanto irá gastar com despesas adicionais e confira quais dos gastos fixos são realmente essenciais. O ideal é ter sempre em mente a importância de adequar o dinheiro disponível às demandas e não o contrário.

Cuide do seu 13º
Sem dúvidas, o recebimento do 13º salário é um grande aliado na hora de planejar o pagamento de muitas despesas obrigatórias no início do ano, como IPTU, IPVA, matrículas e material escolar. A melhor estratégia é sempre deixar uma parte desse valor reservado para cobrir esses gastos ao invés de aproveitá-lo como supérfluo, evitando, assim, o risco de ser levado por uma falsa impressão de que tem muito mais dinheiro do que a realidade. A dica vale para todo o dinheiro extra que aparecer ao longo do ano; dê prioridade para quitar as dívidas e gastos fixos.

Pechinche
Com os gastos e reservas financeiras devidamente planejados, é hora de usar uma das melhores estratégias antes de comprar qualquer coisa: pechinchar. Na hora de adquirir produtos e serviços, não tenha medo de pedir por descontos ou uma leve diminuição no preço. Também use e abuse da internet para pesquisar e comparar valores para encontrar as melhores ofertas. Diversos site e apps são especializados nisso. Outra dica valiosa é buscar por cupons de desconto em sites e aplicativos de lojas. Hoje já existe também a vantagem do cashback, em que parte do dinheiro de compras na internet é devolvido.

Lembre-se: Pagar à vista e adquirir mais de um produto na mesma compra também contribui para

Anotado? Fique de olho nas finanças e use melhor o seu dinheiro em 2020.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Fechar