As pessoas mudam, o mundo muda, os protocolos mudam, as normas mudam e as demais ocorrências do mundo mudam. Tudo se transforma com o tempo, e nada permanece igual
Você se sente desorientada (o) com as mudanças do Mundo? Como você lida com tamanha velocidade? Como enfrentar as situações adversas da vida? Você é do tipo de pessoa que se desmotiva quando as coisas saem do controle? Ou você é daquele tipo de pessoa que não se deixa abalar por nada? Você é do tipo de pessoa que precisa fazer uma escolha ou sabe viver com multiplicidade?
Cada um de nós possui uma característica única frente aos imprevistos do cotidiano, não é mesmo? Muitas pessoas gastam toda sua energia tentando evitar o caos do dia a dia. No entanto, isso é algo que foge do nosso alcance e controle, sabe por quê? Porque estamos vivendo em um mundo onde as coisas andam juntas e misturadas.
Ao lançar uma moeda, temos a chance de sair cara ou coroa. Ao girarmos a mesma moeda em uma base interrupta, cara e coroa coexistem a todo momento. Ou seja, a moeda ficará girando com as duas possibilidades. Assim é nosso momento atual! Agora não é apenas VUCA ou apenas BANI, estamos em uma era: C.A.N.I.B.A.V.U (uma mistura entre as duas siglas)
Mundo VUCA (volatile, uncertain, complex e ambiguos). Ou seja, volátil, incerto, complexo e ambíguo. O conceito VUCA foi introduzido ao mundo, nos anos 80, para designar as mudanças que a sociedade estava enfrentando e as estratégias militares que deveriam ser adotadas a partir de então. Por volta de 2002 a ideia se popularizou entre corporações para moldar estratégias disruptivas.
Mundo BANI (brittle, anxious, non-linear, incomprehensible). Ou seja, frágil, ansioso, não-linear e incompreensível. Conceito desenvolvido pelo antropólogo, autor e futurista norte-americano Jamais Cascio.
Tudo é uma constante mudança. As pessoas mudam, o mundo muda, os protocolos mudam, as normas mudam e as demais ocorrências do mundo mudam. Tudo se transforma com o tempo, e nada permanece igual.
Partindo desse pressuposto, não temos como controlar essa realidade. Aceite que as coisas podem ser mais complexas do que gostaríamos, aceite as mudanças que acontecem diariamente. Você não acha que estamos vivenciando novamente um novo significado de mundo a cada dia?
Estamos nos despertando, nos provocando, criando novas formas de fazer as coisas, mexendo com nosso inconsciente coletivo, nos conectando com as profundezas do nosso eu interior e de nossas conexões com o mundo.
Por Leila Navarro, Palestrante Internacional com foco em Comportamento e Motivação | Empresária | Startuper | Standuper | Escritora | Mentora | Conferencista