A crise atrapalha? Sim atrapalha, mas quando a gente tem um olhar otimista, percebemos que é um tempo precioso para poder fazer a lição de casa. Não desperdice a crise, não desperdice esse isolamento socia. Esse é um momento de reflexões! No campo pessoal, do olhar ao próximo, da compaixão, da solidariedade, do amor, da convivência familiar. Mas também o olhar para dentro dos nossos negócios, o modelo de negócio, se você é competitivo, e desafiar aquelas verdades e dores que já conhecemos e trabalhar em cima delas.
Sua proposta de valor? É hora de entender seu cliente, entender o produto, entender o serviço, entender a comunicação, entender a expectativa do cliente.
Seu produto continua atendendo as necessidades dos clientes? Houve um universo de mudanças nesses últimos 60 dias, e seu produto atenderá a nova demanda após essa mudança toda?
A mudança de comportamento nos permite valorizar certos serviços que a gente nem dava conta da importância. Você está sensível a tudo isso e preparado para o recomeço?
Sua organização é eficiente? Porque se for ineficiente, é o momento de você adequar sua empresa à realidade, rever gastos desnecessário, que aprendemos a substituir com esse isolamento, por exemplo: gastos de viagens para reuniões, muitas vezes para discutir preço ou algum assunto que podemos fazer por vídeo conferência, e tantos outros gastos que aprendemos a economizar com ações mais eficazes.
Sua empresa está totalmente digitalizada? Se não está, é a hora de integrar o digital no seu negócio.
Sabemos que tudo isso vai passar, mas, muitas mudanças estão por vir após a crise. O cliente e o mercado vão mudar. Então, esteja pronto, porque surgirão inúmeras oportunidades.
Por Carlos Júlio, CEO da Echos – Laboratório de Inovação e colunista da CBN