Os dados obtidos contribuem para o planejamento e dimensionamento das estruturas de RH em diversas áreas produtivas do país
A Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional São Paulo (ABRH-SP) divulgou os resultados de uma pesquisa que analisou o dimensionamento das equipes de RH em médias e grandes empresas no Brasil. O levantamento, que envolveu 41 organizações e 277 mil empregados, mostrou que, em média, um profissional de RH é responsável por 141 funcionários.
A pesquisa considerou empresas de setores diversos, como Varejo/Comércio, Serviços, Indústria, Saúde, Tecnologia, Energia e Agro. De acordo com os resultados, o setor de Varejo/Comércio possui a maior média de colaboradores por profissional de RH, com 218. O setor de Serviços aparece em segundo lugar, com uma média de 208, seguido por Indústria (108), Saúde (98) e Tecnologia (39). Os setores de Energia e Agro têm uma média conjunta de 66 profissionais de RH.
Luiz Drouet, presidente da ABRH-SP, afirma que os dados obtidos contribuem para o planejamento e dimensionamento das estruturas de RH em diversas áreas produtivas do país. Ele explica que, quanto maior a qualificação do público interno, maior é a demanda por profissionais de RH para executar subsistemas como recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, entre outros.
O levantamento também reforça a importância dos profissionais de RH nas decisões estratégicas das organizações, atuando como guardiões da cultura empresarial e conhecendo profundamente o negócio em que estão inseridos. Segundo Drouet, é fundamental aumentar a participação de especialistas altamente qualificados para atender às demandas de grupos cada vez maiores de colaboradores.