Gestão

Um sistema ágil para focar no cliente

O sistema Ágil ou “Agile” é uma filosofia de trabalho que elimina processos complexos e engessados

Imagine uma empresa de tecnologia nascida no Vale do Silício em pleno boom da internet, em 1999, e que, em apenas sete anos havia sobrevivido ao estouro da bolha, já possuía uma enorme carteira de clientes, receita robusta e uma marca bacana. O que poderia dar errado?

Assim como acontece em muitos negócios, depois de um pico nas operações, a empresa em questão passou a perder clientes (“olá churn meu velho amigo”). O desespero tomou conta dos executivos, que não tinham ideia do que estava causando tamanha queda e de como reverter esse quadro.

Agora pule alguns anos e aterrisse em 2018. Essa mesma empresa hoje é uma das quatro maiores empresas de software empresarial do mundo e a líder mundial em Gestão de Relacionamento com Clientes (CRM), segundo institutos como IDC e Gartner.

Esse é um dos capítulos da história da Salesforce. Naquele momento quase fatal para o nosso negócio ficou claro que precisávamos rever nossas crenças e mudar nossa estratégia. Então deixamos de ser uma máquina de vendas e passamos a focar em “sucesso dos clientes”, melhorando nosso pós-vendas e desenvolvendo novos processos orientados ao cliente e à realidade de um modelo de negócios por assinatura.

Além de desenvolver a disciplina de “Customer Success”, um outro pilar fundamental foi a adoção do programa ágil em nossas entregas de atualização de software (nosso serviço é continuamente atualizado, 3x ao ano) e também nas entregas de projetos dos clientes. O sistema Ágil ou “Agile” é uma filosofia de trabalho que elimina processos complexos e engessados (pense no tradicional método “cascata” de gestão) transformando-os em projetos menores e fáceis de testar (iterações rápidas com entregas concretas). Hoje, grande parte do trabalho que fazemos na Salesforce é baseado na inovação e interatividade entregues pelo Agile, inclusive em outras áreas como Marketing (gostamos de Scrum na parte de Web e Digital e de Kanban para projetos como eventos).

Essa maneira inovadora de trabalhar faz com que os times possam ter maior sucesso em seus processos à medida em que aprendem novas informações sobre o fluxo de trabalho. É preciso inovar e aprender cada vez mais, sempre testando e mudando conforme a demanda. Justamente por isso, criamos no Trailhead uma trilha de conhecimento específica para capacitar todas as pessoas que queiram saber mais sobre Agile. É aberto e gratuito.

Os resultados obtidos com as metodologias utilizadas na Salesforce comprovam que seguimos o caminho certo, ao gerir e agir sobre as diversas partes dos projetos, mitigando riscos e facilitando o fluxo. E você, está preparado para se tornar mais ágil?

Por Daniel Hoe, diretor de Marketing da Salesforce para América Latina

 

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios