Comportamento

Dicas para você ter uma boa foto nas redes sociais

O fotógrafo Bernardo Coelho dá dicas para conseguir melhor resultado em retratos de perfis

A todo o momento você transmite uma mensagem e é analisado por isso, seja pelo seu cargo, carro, roupas, postura, forma de falar, dentre outros aspectos. São essas informações que constroem seu perfil e mostram aos outros quem você é.  Com a era digital, em que estamos expostos diariamente e temos grandes oportunidades de contatos e novos negócios, será que você está transmitindo toda sua credibilidade e experiência necessárias para o contato pessoal, para uma entrevista ou conversa?

Em um site de empresa e redes sociais, as fotografias são a ponta do iceberg, ou seja, são elas que ajudam a ilustrar todo conhecimento, expertise, sucesso da marca que o online deixa evidente. Transmitir esse sucesso através de uma boa fotografia vai consequentemente lhe abrir mais portas.

Abaixo seguem algumas dicas que vão certamente te ajudar a passar maior segurança, credibilidade e e sucesso quando você for fotografado. Posturas, forma de olhar, contexto, entre outras características de uma fotografia ajudam a transmitir o recado claro e direto. Uma boa imagem é importante e necessária. Em algumas circunstâncias ela é a primeira e a única chance que você terá de passar seu recado e dizer quem é.

1) Seja Você

seja-voce

A premissa básica para sair bem numa fotografia é ser você. Quando parar diante de uma câmera a melhor coisa é se posicionar de forma que se sinta à vontade, mais natural possível, como se não houvesse alguém ali te fotografando. Uma dica é não ficar com o corpo ereto. Apóie seu peso sobre uma perna, não fique duro, assim você demonstra que está confortável e transmite um ar de confiança, sem medo.

2) Abra a boca ao sorrir

abra-a-boa-ao-sorrir

Ao sorrir, naturalmente abrimos um pouco a boca e emitimos o som da risada ou da gargalhada. Quando uma mãe pede ao seu filho sorrir para foto, na maioria das vezes a criança somente mostra os dentes, sem abrir a boca, correndo o risco de parecer forçado, distante do natural.

Sempre que desejar mostrar um sorriso mais natural, passando a ideia de estar feliz com sua vida, realizado profissionalmente, sem problemas financeiros, abra um pouquinho a boca ao fotografar. Emitir o som da gargalhada, mesmo que sendo um som forçado e de mentirinha, vai ajudá-lo a descontrair e parecer natural na fotografia.

3) Sorria com os olhos, até mesmo quando sério

sorria-com-os-olhos

Os olhos mostram a alma, a real verdade, se você está inseguro, confiante, desconfortável, etc. A dica é primeiramente ter consciência disso e, ao dar uma risada, sentir que está rindo de verdade, se divertindo, vivenciando esta situação. É perceber que a diversão é real e que seus olhos estão ‘brilhando’ com alegria verdadeira. Rir de si mesmo é uma dica importante. Pensar “o que eu estou fazendo pagando de modelo”, ajuda a se soltar.

Ao sorrir, todos nós comprimimos um pouco nossos olhos. Se sorrimos e os olhos não acompanharem sendo ligeiramente comprimidos, tenha certeza que seu sorriso parecerá falso. Faça o teste, experimente sorrir apenas com a boca e manter os olhos intactos. Você conseguirá ver o resultado forçado.

faca-o-teste

Também existe a variação de sorrir apenas com os olhos, mesmo estando sério. Essa técnica passará uma imagem de galã, pessoa que sabe o que faz, acessível, que é segura de si. Sorrir apenas com os olhos é comprimi-los de leve, enquanto a “boca fica séria” ou também recebe um leve sorriso, mas sem mostrar os dentes.

4) Encare a câmera

encare-a-camera

É natural para muitas pessoas não ficarem com o rosto 100% de frente para a câmera. Ou seja, ao serem fotografados, muitos deixam o rosto pouca coisa de lado, com uma face mais evidente que a outra. Isto não está errado. Obtemos ótimos resultados com a cabeça levemente inclinada, ou o rosto levemente de lado. Porém encarar de frente a câmera demonstra mais segurança, atitude, tanto para mulheres quanto para homens.

atitude

É como se olhasse profundamente, e com atenção, nos olhos de quem vê sua foto.

5) Seja Você (mais uma vez)

gala

Não se sinta pressionado a ser o cara risonho quando isso não faz parte do seu feitio. Se sua característica principal não é o sorriso, a seriedade certamente vai lhe cair super bem. Quando sinto isso de um retratado, exploro uma seriedade com misto de “galã” /mistério, de pessoa segura de si.

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios