Por Christian Lobo, Diretor de Gente e Gestão da UltraCheese
Estimular e reconhecer as atividades de cerca de mil colaboradores estão como prioridade nos projetos internos da plataforma UltraCheese. A série de ações que a empresa desenvolve é coordenada pela Diretoria de Gente e Gestão e visa alcançar resultados positivos na sustentabilidade corporativa do negócio e no ambiente de trabalho. Nossas equipes são comprometidas com as boas práticas e com a cultura da companhia, que é a de sempre oferecer ao mercado produtos de qualidade e saudabilidade.
Nesse contexto que tem como direcionamento a excelência, a UltraCheese implantou diversos programas. Um deles foi batizado de “Quem indica: como funciona?”, onde os colaboradores internos indicam candidatos para qualquer posição na companhia. Se o candidato for aprovado no processo seletivo e passar pelo período de experiência, quem indicou recebe R$ 300 como bônus no vale alimentação.
Cito ainda o Prêmio Espetacular, que visa reconhecer o bom trabalho feito em equipe e incentivar a produtividade do time, bem como o compromisso individual dos colaboradores em estarem presentes em sua escala de trabalho. Como reconhecimento, criamos o Hall da Fama, espaço para premiação das equipes campeãs.
A UltraCheese instituiu a Trilha de Carreira, plataforma de treinamento cujas trilhas são desenhadas por função, de maneira a ampliar o conhecimento dos colaboradores por meio de treinamentos online voltados à liderança, inteligência emocional e financeira, diversidade e saúde mental, entre outros.
Esta plataforma se torna um fator de atração e retenção de talentos ao desenvolver e motivar a equipe para crescimento profissional e pessoal. Além de proporcionar à equipe um amplo acesso às informações disponibilizadas, garante o alinhamento do colaborador com os objetivos da companhia e apoia as lideranças na avaliação de suas equipes. Acredito que, além do excelente custo x benefício, seja uma alternativa de manter o desenvolvimento mesmo neste período que impede a realização de cursos presenciais. Temos a certeza de que o reflexo desta iniciativa será diretamente verificado na melhoria dos processos produtivos e no aumento da motivação, engajamento e qualificação de todos.
Cabe ressaltar a importância do Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). O método acompanha o desempenho dos colaboradores, além de apoiá-los no desenvolvimento de novas habilidades. A pretensão é melhorar a performance em sua função atual, bem como prepará-lo para novos desafios e oportunidades. Atualmente, contamos com 14 colaboradores com os planos em andamento, e será iniciado o acompanhamento de mais 90 colaboradores.
Já nas mentorias, os gestores trocam experiências e recebem orientação sobre processos, otimizando a aprendizagem e os resultados.
Em relação à gestão de pessoas, o Plano de Retenção de Talentos merece um espaço especial. Desde fevereiro, todas as unidades produtivas da UltraCheese estão engajadas na iniciativa, que visa aprimorar suas habilidades, elevar a performance e aumentar a confiança na empresa e na gestão de modo geral. Os objetivos são manter e desenvolver profissionais com alto potencial de crescimento na companhia.
O Plano de Retenção de Talentos tem duas premissas principais. A primeira é acolher colaboradores indicados pelos diretores – com anuência do nosso Departamento – para que sejam estimulados e monitorados em seu plano de desenvolvimento individual. A segunda trata-se das avaliações individuais, que servem como ferramenta de apoio e feedback aos colaboradores, visto que muitos nunca tiveram a oportunidade de participar de um processo de avaliação formal. A proposta de retenção prevê ainda recompensas salariais pela dedicação, comprometimento e empenho.
A UltraCheese acredita que os colaboradores com potencial geram impacto muito significativo para o negócio e uma forma de manter uma equipe qualificada e motivada, o que é revertido positivamente para o crescimento de nossas marcas.