A unico, IDTech brasileira de soluções de proteção de identidade digital, anuncia a aquisição de 100% das operações da CredDefense, empresa de soluções antifraude por meio de biometria facial. O objetivo é fortalecer o portfólio de serviços e funcionalidades inovadoras para consolidar a unico como o maior o ecossistema de autenticação digital, apoiando os brasileiros no momento de uma compra, na solicitação de crédito, no processo de admissão e na validação de documentos a partir da assinatura eletrônica.
“A pandemia acelerou a transformação digital e potencializou o número de transações que fazemos on-line. Nossa forma de se relacionar e consumir produtos e serviços será cada vez mais automatizada e a identidade digital é nossa chave para o futuro. Por isso, a unico tem uma estratégia ambiciosa de crescimento orgânico e por aquisições, além de forte investimento em tecnologia proprietária. A integração da CredDefense fortalece nossa capacidade de apoiar a digitalização segura do Brasil”, explica Guilherme Cervieri, VP de Estratégia e M&A da unico IDtech.
Somando inovação e expertise
A integração da tecnologia da CredDefense à IDTech fortalece a plataforma da unico que hoje opera os maiores motores de biometria do mundo. De acordo com Cervieri, a aquisição permite integrar soluções antifraude a outras inovadoras para simplificação de processos e redução de custos operacionais nas empresas, digitalizando de forma segura transações do dia a dia.
Entre os serviços ofertados, complementares ao da IDTech, estão as soluções para validação de identidade e prevenção de fraudes através de identificação e leitura de documentos, análise de comportamento de risco e propensão a fraudes. Para José Luís Volpini, CEO da CredDefense, a operação abrirá caminho para que a inovação desenvolvida até aqui possa ser capilarizada e expandida para mais mercados. “Sempre buscamos novos segmentos e aplicações da biometria facial, com foco em proteger pessoas, empresas e prevenir fraudes financeiras. Sei que a unico compartilha desse objetivo e garantirá o crescimento sustentável à operação combinada”, ressalta.
Expansão de mercados
A unico está presente em mais de 600 empresas de todo o país, como os maiores bancos, varejistas, fintechs, e-commerces, indústrias e telecoms. Entre os principais clientes estão: Magalu, Pernambucanas, C6Bank, Banco Original e B2W. A recente aquisição da ViaNuvem inseriu a unico no segmento de compra e venda de automóveis, que será fortalecido com a expertise da CredDefense, que opera no vasto mercado de locação de veículos, além de logística, saúde e educação. Os 40 colaboradores da CredDefense integram agora o quadro de funcionários da unico, que passou de 180 para quase 700 em 2021.
Sobre a CredDefense
Fundada em 2014, a CredDefense possui cerca de 200 clientes, opera via WEB ou APIs, para empresas com volumes de consultas mais elevados, e no mobile através de SDKs embarcados nos APPs de clientes e próprios. No varejo, a CredDefense está presente em mais de 40.000 pontos de estabelecimentos no Brasil. O valor da compra não é revelado por estratégia da IDTech.
A história da unico IDTech
Fundada em 2007, essa é a quinta empresa adquirida pela unico – a segunda de 2021. Em 2009, a startup comprou a dotBR, desenvolvedora de software de gerenciamento de documentos e workflow; em 2017, foi a vez da Arkivus, de Londrina, no momento da pivotagem do negócio. Em 2020, a unico anunciou a aquisição da gaúcha Meerkat, de análise de imagens, e em maio de 2021 foi a vez da ViaNuvem, startup de gestão de processos digitais para vendas de automóveis.
A unico é sediada em São Paulo e possui escritórios em Londrina, Porto Alegre e Rio de Janeiro. Em 2020, a empresa recebeu os investimentos de: R$ 40 milhões da Igah Ventures e R$ 580 milhões do General Atlantic e SoftBank Latin America Fund.
Toda a tecnologia utilizada pela IDTech segue a transparência e segurança da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) desde 2018, mesmo antes dela entrar em vigor. A empresa não atua no setor público e não realiza vigilância ou qualquer tipo de monitoramento destinado à segurança pública.
unico e as pessoas
De maio de 2020 a julho de 2021, a unico saltou de 180 para quase 700 colaboradores. A startup possui 50% de mulheres do total dos funcionários e a liderança é formada por 50% delas. Outro destaque é o time de profissionais que integram a vice-presidência e áreas estratégicas da companhia.
Recentemente, a unico anunciou a contratação de Pâmela Vaiano (ex-99) como diretora de comunicação; Marcelo Quintella (ex-Google e Loft) como VP de Produto e Igor Ripoll (ex-Salesforce e Microsoft) como VP de Vendas e Customer Sucess. A IDTech brasileira conta ainda com Gabriela Onofre (ex-J&J e P&G) como CMO; Guilherme Cervieri (ex-Igah Ventures e Falconi) como VP de Estratégia e M&A; Fernanda Weiden (ex-Google e Facebook) como VP de Engenharia; e tem Nelson Mattos (ex-VP mundial do Google) no Conselho de Administração.
Sobre a unico
A unico (ex-Acesso Digital) desenvolve soluções inovadoras para a proteção da identidade dos brasileiros nas relações com empresas privadas. São elas: biometria facial para autenticação de identidades, assinatura eletrônica biométrica e admissão digital. Primeira IDTech brasileira e líder no segmento, está presente nos maiores bancos, varejistas, fintechs, e-commerces e indústrias para simplificar processos e combater fraudes. Em 2021, foi reconhecida pelo ranking 100 Startups to Watch, da Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para a unico, cada indivíduo é um só e isso basta para abrir possibilidades. Saiba mais em https://unico.io/